O estado da Paraíba tem sido marcado por fortes precipitações neste início de 2024, com algumas cidades registrando acumulados impressionantes de chuva. O destaque vai para o município de Bonito de Santa Fé no Sertão, que lidera o ranking pluviométrico com um índice de 705 mm até o momento. Somente nas duas primeiras semanas de março, a cidade já registrou 141,5 mm de chuva.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Monte Horebe e Vista Serrana também acumularam volumes significativos de água este ano, com 689 mm e 686,2 mm, respectivamente.
O top 10 das cidades mais chuvosas na Paraíba em 2024 é completado por Tavares (641,1 mm), Emas (630,1 mm), Paulista (611,1 mm), Pombal (604,5 mm), Diamante (602,1 mm), Cajazeiras (598,1 mm) e Coremas/Açude Coremas (597,3 mm).
Para este sábado, 16 de março, a previsão da Aesa indica uma sensível redução na nebulosidade em praticamente todo o estado, com exceção do setor leste, onde se espera uma maior concentração de nebulosidade. Essa condição está associada ao transporte de umidade vindo do oceano Atlântico em direção à costa leste do Estado. Ao longo do dia, o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas pontuais em todo o estado. É importante estar atento especialmente durante os períodos noturno e da madrugada, quando há possibilidade de chuvas na faixa litorânea e adjacências, com intensidade variando de fraca a moderada e, por vezes, forte. Nas demais regiões, também podem ocorrer chuvas pontuais.
Este cenário ressalta a importância da atenção às condições meteorológicas e da preparação para lidar com os impactos das chuvas, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.
Patosonline.com
Mín. 23° Máx. 37°