
O Treze entrou em campo já classificado e com, pelo menos, a segunda posição na tabela do estadual assegurada. Porém o Galo da Borborema queria dar fim a mais um tabu indigesto, uma vez que não vencia o Campinense, seu arquirrival, desde 2020. E foi o que aconteceu. A vitória imponente por 3 a 0 bastou para classificar o Alvinegro para a semifinal na liderança do estadual, com 21 pontos, emendar uma sequência de 7 vitórias seguidas no Paraibano (algo que não acontecia desde 1992) e, de quebra, eliminar a Raposa do estadual. Na próxima fase o Treze encara o Sousa, reeditando a final do Campeonato Paraibano de 2023.

PRIMEIRO TEMPO
Treze e Campinense fizeram um Clássico dos Maiorais pegado no primeiro tempo. Até os 15 minutos, a Raposa teve a posse de bola e criou boas chances de abrir o placar. Porém, pouco a pouco, foi vendo o Galo ganhar espaço e levar perigo à meta do goleiro Rodrigues. Prova disso é que aos 32 minutos, Thiaguinho aproveitou boa trama de Edmundo e Gui Santana e encheu o pé para estufar as redes raposeiras.

Mesmo à frente no marcador, o Treze seguiu pressionando e forçando o Campinense ao erro. Aos 38 minutos, após falha na saída de bola raposeira, Thiaguinho, de novo, ampliou o marcador. A Raposa teve até mesmo a chance de diminuir o placar após pênalti marcado por Afro Rocha de Carvalho, mas Ângelo isolou e desperdiçou a oportunidade de deixar a Equipe Cartola viva no confronto no primeiro tempo. Ao fim dos 45 minutos iniciais, 2 a 0 para o Treze, que vai quebrando um tabu de quatro anos sem vitórias contra o rival.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou como terminou a primeira: com o Treze pressionando e buscando ampliar ainda mais o marcador. Muito por isso não demorou muito para que o terceiro gol viesse. Logo aos 5 minutos, após jogada de Xandy pela esquerda, Ramon Baiano meteu a mão na bola e o árbitro assinalou pênalti que Edmundo, com extrema categoria, converteu.
Após o gol, o Treze fez várias substituições já de olho na sequência da temporada. As alterações, inclusive, tiraram a força ofensiva do Galo da Borborema, que passou a administrar mais a posse de bola. O Campinense, por sua vez, tentava se lançar ao ataque buscando diminuir a desvantagem, mas sem efeito. Ao fim do jogo, vitória alvinegra, passagem para as semis carimbadas e liderança garantida.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Treze agora volta suas atenções para a Copa do Nordeste, já que na quinta-feira encara, também no Estádio Amigão, o Botafogo-PB em mais uma edição do Clássico Tradição. A partida acontece às 19h e é válida pela 6ª rodada da competição regional.
O Campinense, por sua vez, por não ter conseguido a classificação às semifinais do Campeonato Paraibano e também por não possuir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, se despede da temporada de forma melancólica, uma vez que a Raposa só voltará a atuar no estadual do ano que vem.
AS EQUIPES
TREZE
CAMPINENSE
Fonte: ge PB
Paraibano 2026 Nacional de Patos estreia no Paraibano 2026 diante do Pombal neste domingo, no JC
Carioca Flamengo leva 3 a 0 do Volta Redonda na despedida dos garotos no Carioca e segue sem vencer em 2026
Paulistão Flaco López resolve, Palmeiras vence Mirassol e mantém os 100% no Paulistão
Paraibano 2026 Esporte de Patos estreia no Paraibano 2026 diante do Botafogo-PB neste domingo (18), no Frasqueirão
Carioca Fluminense vai mal contra o Boavista e conhece a primeira derrota no Campeonato Carioca
Paraibano 2026 Sousa vence Confiança-PB, larga bem no estadual e leva Recopa Paraibana
Paraibano 2026 Campinense faz valer o mando de campo e vence o Atlético-PB por 2 a 0 na abertura do Paraibano 2026
Paraibano 2026 Sousa e Confiança-PB estream no Paraibano em jogo que também decide título da Recopa
Paraibano 2026 Campinense e Atlético de Cajazeiras medem forças na estreia do Paraibano 2026 Mín. 22° Máx. 34°