De acordo com o técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho a barragem da Farinha em Patos-PB teve em média nas últimas 32 horas um acréscimo de 1,0 cm a cada hora, ou seja, houve uma recarga de 32,0 cm neste período com as boas chuvas na sua cabeceira.
No dia primeiro de janeiro deste ano faltavam 2,20 metros para transbordar e agora falta 1,88 metro.
Como existem previsões de um inverno intensificado nesta primeira quinzena de fevereiro, fica a expectativa de que ocorra o mesmo de abril do ano passado, quando em apenas 7 dias a barragem aumentou 51% de sua capacidade e sangrou.
Entre o dia 01/01/20 e o dia 30/01/20 houve pequena redução no seu volume de 0,64% segundo dados oficiais da AESA.
Mas esse volume já foi recuperado e ultrapassado nas últimas horas com as precipitações ocorridas na região que abastece aquele manancial.
A última sangria da Barragem da Farinha ocorreu dia 07 de abril do ano passado as 4:40 da manhã e a maior lâmina de sangria foi alcançada no dia seguinte com 13,0 cm de altura.
Patoenses e moradores da região não escondem a alegria pelas chuvas sempre bem vindas, e estão na torcida por essa nova sangria da Barragem que é um espetáculo da natureza.
Veja o vídeo:




Patosonline.com
Com informações de Marconi Palmeira
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal Mín. 24° Máx. 37°