O Santos é o primeiro finalista do Campeonato Paulista. Na noite desta quarta-feira (27), o Peixe ganhou do Red Bull Bragantino, por 3 a 1, na Neo Química Arena.
Sem chegar na decisão estadual desde 2016, quando foi campeão em cima do Audax, de Fernando Diniz, o Santos contou com gols do zagueiro Joaquim, do meia Giuliano e do atacante Guilherme para acabar com o tabu.
A partida começou movimentada e o Santos precisou de apenas sete minutos para abrir o placar. Guilherme cobrou escanteio e Joaquim subiu para cabecear forte. Em mais um lance de bola parada, o Peixe quase ampliou com Giuliano. Cleiton socou a bola, que sobrou para o camisa 10 bater de primeira. Matheus Fernandes esticou a perna e evitou o gol.
Aos poucos o Red Bull Bragantino equilibrou as ações e levou perigo nas finalizações de Jadsom e Eric Ramires. Em ambas, as bolas passaram raspando a trave de João Paulo. Quando o adversário era melhor, o Peixe acertou um contra-ataque e encaminhou a classificação aos 46 minutos.
Diego Pituca desceu em velocidade e passou para Pedrinho cruzar na segunda trave. Guilherme apareceu nas costas da zaga e bateu de primeira, sem chances para Cleiton.
Logo aos seis minutos do segundo tempo, o Red Bull Bragantino diminuiu com um golaço de Eduardo Sasha. O atacante recebeu na entrada da área, dominou e mandou no ângulo de João Paulo. O Santos, porém, não se abateu e fez o terceiro aos 17.
Juninho Capixaba foi desarmado no campo de defesa, Pedrinho recebeu na linha de fundo e cruzou para Giuliano cabecear entre as pernas de Cleiton. O gol do Peixe foi um balde de água fria para o Massa Bruta, que não teve forças para reagir mesmo depois da expulsão do lateral-direito Hayner aos 38 minutos.
O adversário do Santos na final será conhecido nesta quinta-feira (28), quando Palmeiras e Novorizontino se enfrentam às 21h35 (de Brasília), no Allianz Parque.
Coquimbo Unido (C): 03/04, 21h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Racing (F): 10/04, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Fluminense (F): 14/04, a definir - Campeonato Brasileiro
Mín. 24° Máx. 37°