
Teve início nesta quinta-feira, 4 de abril, em Patos, no sertão da Paraíba, um marco significativo para a saúde feminina: o projeto Saúde Sexual e Reprodutiva, com ênfase na inserção de DIU para mulheres que desejam aderir a um método contraceptivo não hormonal, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com apoio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PB) e do município de Patos, que aceitou e acolheu a iniciativa com entusiasmo.
A primeira etapa desse projeto pioneiro ocorreu na Unidade Básica de Saúde Diego Lucena, no bairro Vila Mariana (zona norte), onde quatro enfermeiros da atenção básica do município foram capacitados para a inserção do DIU, e ainda para ofertar um atendimento integral à saúde da mulher. Desde a prevenção da gravidez indesejada até a consulta ginecológica de qualidade e segura, o objetivo é proporcionar um cuidado abrangente.
Este programa inovador, que se estenderá até quarta-feira, 10 de abril, tem como meta capacitar os profissionais de enfermagem do município para atender em todas as quatro Diretorias de Gestão Administrativa (DGAs) da cidade, garantindo uma cobertura abrangente e facilitando o acesso das mulheres aos serviços de saúde.
Os benefícios tangíveis deste projeto são inúmeros: a redução da gravidez indesejada, a diminuição da mortalidade materna e infantil, bem como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Ressalta-se que esta iniciativa não apenas empodera as mulheres ao oferecer-lhes opções seguras e eficazes de planejamento familiar, mas também contribui para a melhoria dos indicadores de saúde na região.
Raimara Campos, usuária do SUS, expressou sua gratidão pela ação inicial, destacando o incentivo valioso que o projeto representa para as mulheres, especialmente aquelas interessadas na inserção do DIU. Ela elogiou o atendimento recebido na UBS Diego Lucena, reconhecendo o esforço das equipes envolvidas.
O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, ressaltou a importância de Patos ser a segunda cidade da Paraíba a receber esse projeto inovador, que facilita a inserção do DIU de forma ampliada e descomplicada. Ele enfatizou que não são necessários exames prévios, pois estes podem ser realizados nas próprias UBSs onde as ações acontecerão, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Este é apenas o começo de uma jornada promissora para a saúde feminina em Patos. O projeto Saúde Sexual e Reprodutiva representa um avanço significativo na assistência médica local, promovendo o bem-estar das mulheres e construindo um futuro mais saudável e igualitário para toda a comunidade.
Secom – Prefeitura de Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas
Regime aberto Justiça adequa cumprimento de pena de homem em situação de rua após atuação da Defensoria Pública em Patos Mín. 23° Máx. 36°