
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta segunda-feira (22), o Edital 01 de Seleção de Projetos para premiação de segmentos artístico-culturais de Matureia. O edital integra o conjunto de ações criado para a nova política cultural, tendo como base a implementação do PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc) no âmbito municipal.
Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu uma reunião com artistas da terra para informar sobre a seleção dos projetos artístico-culturais do PNAB e realizar o planejamento de apresentações culturais na praça pública da cidade. “No mês de maio nós vamos ter três finais de semana para a representação cultural, nos dias 11, 18 e 25 de maio e dia 01 de junho, os artistas da terra vão se apresentar em praça pública”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Gustavo Wanderley.
Categorias como show (solo), grupo musical, grupos culturais e artesanato em cerâmica estão inclusas no edital como manifestações artísticas-culturais que contemplam no PNAB. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 24 a 30 de abril preferencialmente de forma virtual, através de formulário https://forms.gle/254EepcrCf3C878XA ou poderão ser entregues ou realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Matureia, localizada na Praça José Alves da Costa, no prédio da Prefeitura Municipal, das 09h às 12h.
No ato de inscrição, o proponente deverá anexar os seguintes documentos: RG, CPF do proponente ou do representante legal (Pessoa Jurídica/MEI); cartão CNPJ, contrato social, estatuto ou certificado de MEI (Pessoa Jurídica/MEI); Comprovante de residência no município de Matureia; currículo artístico com atuação de no mínimo um ano de atividade; autodeclaração dos aspectos sociais do proponente.
A avaliação das propostas dos projetos será feita por comissão composta pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura de Matureia e membros do Conselho de Cultura do município, designada por Portaria e publicada em Diário Oficial do Município.
Lei Aldir Blanc em Matureia
A Lei Aldir Blanc tem o objetivo de promover acesso democrático a recursos destinados à manutenção de pessoas, espaços, pequenos negócios, além de fomentar iniciativas culturais. Foi criada a partir de um movimento nacional de agentes culturais, deputadas e deputados federais, secretarias da cultura, movimentos sociais e instituições independentes de todo o país. A fim de descentralizar a destinação desses recursos, diferentes competências foram atribuídas a estados e municípios.
O objetivo do edital é promover e apoiar iniciativas culturais em Matureia, visando garantir o acesso dos cidadãos a uma variedade de expressões artísticas e culturais. O financiamento e suporte serão direcionados tanto para atividades estabelecidas quanto para novos projetos, espaços e eventos que enriqueçam o panorama cultural da comunidade. A ação visa democratizar o acesso à produção cultural, proporcionando recursos para a realização de projetos que representem a diversidade cultural local, contribuindo para a sustentabilidade das práticas artísticas e culturais, fornecendo apoio financeiro tanto para agentes culturais individuais quanto para grupos, e promovendo a participação da sociedade em espaços e eventos culturais.
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°