A Prefeitura de Patos divulgou esta semana o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020. O índice registrado foi de 4.4%, o que coloca a cidade em situação de alerta.
O valor registrado em janeiro deste ano é menor que o apontado no último levantamento realizado em 2019 (outubro), quando o percentual calculado foi de 5.7%.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, os bairros que apresentaram maior número de focos foram: Conjunto dos Sapateiros – 13.3%, Monte Castelo – 9.9%, Morro – 10.7%, Sete Casas – 10.0%, Jatobá e Belo Horizonte – 9.1%. Durante o levantamento feito entre os dias 20 e 25 de janeiro, 2.164 imóveis foram visitados por agentes de endemias do município.
A coleta de dados foi realizada pelos agentes de endemias em 27 bairros da cidade, por meio da visita em residências e imóveis, para verificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Os agentes ainda orientam a população sobre a principal forma de evitar o surgimento do mosquito, que é mantendo depósitos como caixas e tanques sempre cobertos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Patos, Elisângela Queiroz, os dados apresentados no LIRAa servem para orientar a ação dos agentes, que são direcionados para fazer o combate preventivo e assim evitar uma possível epidemia. O trabalho consta da parte educativa e tratamento dos depósitos onde já existe o mosquito. Apesar da redução no LIRAa, a população deve permanecer atenta aos cuidados, principalmente no período de chuvas.
O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.
Coordecom
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal Mín. 21° Máx. 37°