Domingo, 19 de Maio de 2024
Dr. Jeann Santiago
Dra Felianne
UNIFIP
Onco Patos
Policial Concurso público

Homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova do Concurso da PM

Decisão judicial atende pedido do MPPB em ação ajuizada para garantir tratamento igualitário na perspectiva de gênero

08/05/2024 às 19h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PMPB
Foto: Divulgação/PMPB

A Justiça da Paraíba determinou nessa terça-feira (7) que seja assegurada às candidatas inscritas no concurso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba, aptas ao teste de aptidão física, a redução de um segundo no tempo de execução da corrida. Com isso, o tempo máximo para a realização dessa prova às candidatas mulheres será de 19 segundos e não mais 17 segundos. 

Continua após a publicidade

A ação é contra o Estado da Paraíba e o instituto responsável pela organização do certame. Conforme explicou a promotora de Justiça, Rosane Maria Araújo e Oliveira, a ação foi ajuizada para garantir tratamento igualitário em relação à perspectiva de gênero, conferindo às mulheres a redução da mesma quantidade de tempo dado aos homens para a realização da prova de aptidão física, em relação ao edital 2018 do mesmo concurso.

“No concurso de 2023, a redução do tempo da corrida rasa foi desproporcional para mulheres e homens. Para os candidatos homens, o tempo foi reduzido em um segundo, passando de 16 para 15. Para as mulheres, no entanto, a redução do edital 2018 para o edital 2023 foi de três segundos, passando de 20 para 17 segundos”, detalhou a promotora.

‘Discriminação velada’

A juíza Silvanna Pires Moura Brasil seguiu o entendimento do MPPB e destacou que “o tratamento desigual dado especificamente às candidatas às vagas da Polícia Militar, com a dedução de 3 segundos do tempo de corrida em relação ao concurso anterior, quando para todas as demais categorias o tempo de realização da prova foi reduzido em apenas 1 segundo, parece querer dificultar o acesso das mulheres aos quadros da polícia, exclusivamente, em razão do gênero”.

Continua após a publicidade

A juíza determinou ainda que sejam oficiados, com urgência, o Comando-Geral da PM e do Corpo de Bombeiros da Paraíba; o presidente da comissão do concurso e o procurador-geral do Estado para cumprimento da decisão.

Fonte: Portal Correio 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 33°

Seg 34°C 23°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 34°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras