O Athletico-PR segue embalado na CONMEBOL Sul-Americana e, nesta quarta-feira (8), manteve os 100% de aproveitamento na fase de grupos. Diante do Rayo Zuliano, no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, Venezuela, o Furacão goleou sem dificuldade por 5 a 1, pela 4ª rodada no grupo E, e se aproximou da ida às oitavas de final.
Com o triunfo, o clube rubro-negro segue na liderança isolada de sua chave na competição continental, mas como apenas o 1° colocado de cada grupo avança direto para as oitavas, a vaga ainda não foi 100% assegurada.
E isso pode acontecer até mesmo sem o Athletico entrar em campo, uma vez que o segundo colocado, Sportivo Ameliano, encara o Rayo Zuliano, em casa, na próxima terça-feira (14), um dia antes do próximo compromisso do time de Cuca na competição. Basta que os paraguaios não vençam o jogo.
Se isso não acontecer, ainda assim o Furacão pode garantir a vaga se vencer o Danubio, na Ligga Arena, no dia seguinte. Um empate também pode ser o suficiente, mas aí dependerá do saldo de gols.
O Zuliano, por sua vez, que perdeu todos os seus jogos até o momento, está matematicamente eliminado da competição. E, somando os placares dos dois jogos contra o Athletico, os venezuelanos perderam por 11 a 1.
Vale lembrar que, na Sul-Americana, os segundos colocados de cada grupo avançam à fase de playoffs, contra os terceiros colocados dos grupos na CONMEBOL Libertadores.
Assim que a bola rolou na capital da venezuela, o Athletico não teve qualquer dificuldade de encaminhar o resultado ainda no primeiro tempo.
O placar foi aberto aos 22 minutos, por Lucas Esquivel, seguido por uma dobradinha de Gonzalo Mastriani, que marcou aos 33 e aos 37 minutos, e fez 3 a 0 nos primeiros 45 minutos de bola rolando.
Na etapa final, Jose Luis Ochoa descontou para o time da casa, mas Di Yorio, de pênalti, e Felipinho fecharam o placar por 5 a 1 para o Furacão.
Rayo Zuliano: 4° colocado do grupo E, com 0 pontos
Athletico-PR: 1° colocado do grupo E, com 12 pontos
Palmeiras (F): 12/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Danubio (C): 15/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Fortaleza (F): 18/05, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°