
Na manhã deste sábado, dia 11 de maio, um triste episódio de negligência e vulnerabilidade social veio à tona em Patos. Os vizinhos do senhor João Mamede da Silva, de 67 anos, residente na Rua Maria do Socorro Sousa de Lucena, Jardim Brasil, no Bairro São Sebastião, acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para socorrer o idoso que estava trancado dentro de sua moradia.
Ao chegarem à residência, os bombeiros precisaram arrombar a porta do casebre e encontraram o idoso caído ao chão, sem condições de se levantar sozinho. A equipe do SAMU prontamente realizou os procedimentos de remoção, verificação dos sinais vitais, medicação e o conduziu à Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA), no Bairro Liberdade.
A situação do senhor João Mamede era alarmante: ele estava despido e bastante sujo, evidenciando um longo período de negligência e falta de cuidados básicos. Morando sozinho em um casebre insalubre nos fundos de outras residências, os vizinhos relataram que o idoso estava nessa situação há vários dias, mas apenas hoje deram falta de sua presença.
Durante o resgate, João Mamede revelou que não tem familiares em Patos, vivendo de forma solitária e desassistida. Com documentos originários de Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos, o idoso contou que possui dois irmãos em Itaporanga, no sertão paraibano, porém perdeu contato com eles há algum tempo. Além disso, relatou ser aposentado, mas enfrenta dificuldades para administrar suas finanças, além de lidar com o consumo de bebidas alcoólicas.
O caso foi levado ao conhecimento do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Patos, que adotará as medidas necessárias.
Por Patosonline.com
Com informações de Polêmica Patos
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Mín. 23° Máx. 36°