Terça, 21 de Maio de 2024
Dr. Jeann Santiago
Dra Felianne
Onco Patos
UNIFIP
Gerais Resgate

Idoso em situação de vulnerabilidade é resgatado pelo SAMU e Bombeiros, em Patos

Morando sozinho em um casebre insalubre nos fundos de outras residências, os vizinhos relataram que o idoso estava nessa situação há vários dias, mas apenas hoje deram falta de sua presença.

11/05/2024 às 15h00 Atualizada em 12/05/2024 às 12h11
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Polêmica Patos
Compartilhe:
Foto: Polêmica Patos
Foto: Polêmica Patos

Na manhã deste sábado, dia 11 de maio, um triste episódio de negligência e vulnerabilidade social veio à tona em Patos. Os vizinhos do senhor João Mamede da Silva, de 67 anos, residente na Rua Maria do Socorro Sousa de Lucena, Jardim Brasil, no Bairro São Sebastião, acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para socorrer o idoso que estava trancado dentro de sua moradia.

Continua após a publicidade

Ao chegarem à residência, os bombeiros precisaram arrombar a porta do casebre e encontraram o idoso caído ao chão, sem condições de se levantar sozinho. A equipe do SAMU prontamente realizou os procedimentos de remoção, verificação dos sinais vitais, medicação e o conduziu à Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA), no Bairro Liberdade.

A situação do senhor João Mamede era alarmante: ele estava despido e bastante sujo, evidenciando um longo período de negligência e falta de cuidados básicos. Morando sozinho em um casebre insalubre nos fundos de outras residências, os vizinhos relataram que o idoso estava nessa situação há vários dias, mas apenas hoje deram falta de sua presença.

Durante o resgate, João Mamede revelou que não tem familiares em Patos, vivendo de forma solitária e desassistida. Com documentos originários de Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos, o idoso contou que possui dois irmãos em Itaporanga, no sertão paraibano, porém perdeu contato com eles há algum tempo. Além disso, relatou ser aposentado, mas enfrenta dificuldades para administrar suas finanças, além de lidar com o consumo de bebidas alcoólicas.

Continua após a publicidade

O caso foi levado ao conhecimento do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Patos, que adotará as medidas necessárias. 

Por Patosonline.com
Com informações de Polêmica Patos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 22h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 33°

Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 21°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 21°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras