
Na sessão desta quinta-feira, 16 de maio de 2024, a Câmara Municipal de Emas aprovou por unanimidade um projeto de lei de iniciativa popular que autoriza o poder executivo a instalar e operar um sistema de vídeo monitoramento em vias e prédios públicos da zona urbana do município. O projeto visa aumentar a segurança e proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.
O avanço da tecnologia é um instrumento fundamental para a ascensão social e a segurança da sociedade. A aprovação deste projeto é uma resposta direta à crescente preocupação com a insegurança na comunidade. Embora o sistema de vídeo monitoramento não seja capaz de prevenir todos os delitos ou crimes, ele oferecerá uma ferramenta crucial para a identificação de transgressores e criminosos, facilitando o trabalho das autoridades e promovendo a sensação de segurança entre os munícipes.
As imagens capturadas pelo sistema serão utilizadas exclusivamente para identificar suspeitos em casos de crimes contra a vida, crimes financeiros, e danos ao patrimônio público e privado. A implementação se concentrará nas áreas com maior fluxo de pessoas, especialmente nas entradas e saídas do município, onde a vigilância contínua pode ser mais eficaz.
Pesquisas indicam que a instalação de sistemas de vídeo monitoramento pode reduzir significativamente os índices de criminalidade. Experiências em outras cidades mostram uma diminuição notável em furtos, roubos e vandalismo contra edifícios públicos e áreas comuns, como praças e outros espaços de convivência. A expectativa é que Emas siga essa tendência, aumentando a segurança e a tranquilidade dos moradores.
O projeto agora vai à sanção da Prefeita da cidade.
O projeto também estabelece que o acesso às imagens será restrito, garantindo a privacidade dos cidadãos enquanto promove a segurança. Esta medida visa equilibrar o direito à privacidade com a necessidade de proteção pública.
Ao final da sessão, os vereadores enfatizaram que este é apenas o primeiro passo de muitos que ainda podem ser dados para melhorar a segurança em Emas. A aprovação do projeto de vídeo monitoramento representa um compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos, e espera-se que inspire futuras iniciativas e projetos para continuar avançando nesse sentido.
Patosonline.com
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°