
Nesta sexta-feira, 17 de maio, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou um mutirão de castração de felinas (gatas) no Centro de Castração e Recuperação (CCR). A ação faz parte de um esforço contínuo para promover o bem-estar animal e controlar a população de felinas na cidade.
Gabriele Mendes, secretária Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, comentou sobre a iniciativa: "Essa ação, estamos chamando ela de mutirão de castração de felinas. Juntamente com as veterinárias, decidimos realizar este dia com a castração de 40 felinas. Pretendemos dar continuidade a essa ação mensalmente ou até duas vezes ao mês, além das castrações que já são feitas diariamente de cadelas e de felinas. Em um ano e meio, completamos mais de 2.700 castrações de cadelas e felinas, com apoio de cuidadores, protetores independentes, a ONG Adota Patos, o Projeto Amparar, e demais cuidadores independentes."
Ela destacou ainda os planos de expansão do serviço: "Diariamente castramos cinco cadelas e, nos dias de castração de felinas, de 15 a 20. Nosso objetivo é ampliar esse serviço. Futuramente teremos duas equipes de castração, duas salas, e vamos duplicar a quantidade de animais castrados."
Talyta Peixoto, médica veterinária do CCR, ressaltou a importância do evento: "Este é o primeiro mutirão do CCR, e sabemos que vai ajudar esses animais a ter uma vida melhor, prevenindo complicações e doenças causadas pela não castração."
Marilany Fernandes, protetora de animais de Patos, aproveitou a oportunidade para levar suas felinas: "Eu fiquei sabendo do evento pelas redes sociais. Como cuidadora, sempre trago animais de rua para castrar, pois só assim evitamos a procriação desses bichos nas ruas. Aconselho que mais pessoas façam o mesmo. Esse serviço é de extrema importância para a cidade, e a equipe organizadora está de parabéns."
A ação no CCR durou todo o dia, reforçando o compromisso da Prefeitura de Patos com a saúde e bem-estar dos animais na cidade.
Secom – Prefeitura de Patos
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°