Nesta sexta-feira, 17 de maio, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou um mutirão de castração de felinas (gatas) no Centro de Castração e Recuperação (CCR). A ação faz parte de um esforço contínuo para promover o bem-estar animal e controlar a população de felinas na cidade.
Gabriele Mendes, secretária Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, comentou sobre a iniciativa: "Essa ação, estamos chamando ela de mutirão de castração de felinas. Juntamente com as veterinárias, decidimos realizar este dia com a castração de 40 felinas. Pretendemos dar continuidade a essa ação mensalmente ou até duas vezes ao mês, além das castrações que já são feitas diariamente de cadelas e de felinas. Em um ano e meio, completamos mais de 2.700 castrações de cadelas e felinas, com apoio de cuidadores, protetores independentes, a ONG Adota Patos, o Projeto Amparar, e demais cuidadores independentes."
Ela destacou ainda os planos de expansão do serviço: "Diariamente castramos cinco cadelas e, nos dias de castração de felinas, de 15 a 20. Nosso objetivo é ampliar esse serviço. Futuramente teremos duas equipes de castração, duas salas, e vamos duplicar a quantidade de animais castrados."
Talyta Peixoto, médica veterinária do CCR, ressaltou a importância do evento: "Este é o primeiro mutirão do CCR, e sabemos que vai ajudar esses animais a ter uma vida melhor, prevenindo complicações e doenças causadas pela não castração."
Marilany Fernandes, protetora de animais de Patos, aproveitou a oportunidade para levar suas felinas: "Eu fiquei sabendo do evento pelas redes sociais. Como cuidadora, sempre trago animais de rua para castrar, pois só assim evitamos a procriação desses bichos nas ruas. Aconselho que mais pessoas façam o mesmo. Esse serviço é de extrema importância para a cidade, e a equipe organizadora está de parabéns."
A ação no CCR durou todo o dia, reforçando o compromisso da Prefeitura de Patos com a saúde e bem-estar dos animais na cidade.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 24° Máx. 37°