
Teve início nesta terça-feira o I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano, firmando um marco significativo na promoção do cuidado e inclusão na saúde mental da região. Organizado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência de Planejamento, em colaboração com o IFPB, o evento pioneiro visa destacar boas práticas e experiências bem-sucedidas no campo da saúde mental.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Renata Rayanne, assistente social e apoio técnico da gerência operacional de atenção psicossocial do estado da Paraíba, Jéssica Alexandre, secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade Humana, Leônidas Medeiros, secretário de Saúde, Zeca, gerente da 6ª Regional de Saúde, prefeito Nabor Wanderley, Claudemir Bento, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e vice-prefeito Jacob Souto.
A equipe do Caps 2, juntamente com seus usuários, inaugurou o evento com uma vibrante apresentação artística e musical, demonstrando os valores de cuidado e inclusão que permeiam a saúde mental.
A palestra magna, intitulada "Cuidado sob o Prisma da Clínica Ampliada: Interface entre Atenção Primária e Atenção Psicossocial", foi proferida por Alynne Mendonça Saraiva, destacando a importância da integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde mental.
Durante a tarde, três palestras abordaram temas cruciais, como "Saúde Mental das Mulheres: Entre o Cuidado e a Sobrecarga" e "O Paradigma Psicossocial e a RAPS na Paraíba: Avanços e Desafios", ministradas por Alynne Mendonça Saraiva e Renata Rayanne, respectivamente. A última palestra do dia, "Política sobre Drogas e Redução de Danos como Ferramenta Promotora de Cuidado e Cidadania", foi conduzida por Aline Pacheco.
Yanna Gomes, enfermeira da Gerência de Planejamento da Saúde Municipal de Patos, destacou a importância de fortalecer as ações da rede de atenção especializada e primária em saúde mental, enfatizando o compromisso com a educação permanente dos profissionais e a qualidade da assistência.
Representantes de diversas instituições, incluindo CAPS AD, CAPS 2, CAPS infanto-juvenil, e profissionais de saúde e educação, participaram ativamente do evento, enriquecendo as discussões e contribuindo para a troca de experiências.
O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, o gerente da 6ª Regional de Saúde, Zeca, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, enfatizaram a importância deste congresso pioneiro, especialmente em um momento em que a atenção à saúde mental se mostra essencial.
O I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano continua nos dias 22 e 23 de maio, prometendo mais discussões e reflexões sobre o tema essencial da saúde mental na região.
Leônidas Medeiros - secretário de Saúde de Patos
Yanna Gomes - Enfermeira da Gerência de Planejamento da Saúde Municipal
José Francisco de Sousa (Zeca) - Gerente da Sexta Regional de Saúde
Claudemir Bento - presidente do Conselho Municipal de Saúde
Secom – Prefeitura de Patos
Matéria de Hélio Barbosa
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°