
Teve início nesta terça-feira o I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano, firmando um marco significativo na promoção do cuidado e inclusão na saúde mental da região. Organizado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência de Planejamento, em colaboração com o IFPB, o evento pioneiro visa destacar boas práticas e experiências bem-sucedidas no campo da saúde mental.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Renata Rayanne, assistente social e apoio técnico da gerência operacional de atenção psicossocial do estado da Paraíba, Jéssica Alexandre, secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade Humana, Leônidas Medeiros, secretário de Saúde, Zeca, gerente da 6ª Regional de Saúde, prefeito Nabor Wanderley, Claudemir Bento, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e vice-prefeito Jacob Souto.
A equipe do Caps 2, juntamente com seus usuários, inaugurou o evento com uma vibrante apresentação artística e musical, demonstrando os valores de cuidado e inclusão que permeiam a saúde mental.
A palestra magna, intitulada "Cuidado sob o Prisma da Clínica Ampliada: Interface entre Atenção Primária e Atenção Psicossocial", foi proferida por Alynne Mendonça Saraiva, destacando a importância da integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde mental.
Durante a tarde, três palestras abordaram temas cruciais, como "Saúde Mental das Mulheres: Entre o Cuidado e a Sobrecarga" e "O Paradigma Psicossocial e a RAPS na Paraíba: Avanços e Desafios", ministradas por Alynne Mendonça Saraiva e Renata Rayanne, respectivamente. A última palestra do dia, "Política sobre Drogas e Redução de Danos como Ferramenta Promotora de Cuidado e Cidadania", foi conduzida por Aline Pacheco.
Yanna Gomes, enfermeira da Gerência de Planejamento da Saúde Municipal de Patos, destacou a importância de fortalecer as ações da rede de atenção especializada e primária em saúde mental, enfatizando o compromisso com a educação permanente dos profissionais e a qualidade da assistência.
Representantes de diversas instituições, incluindo CAPS AD, CAPS 2, CAPS infanto-juvenil, e profissionais de saúde e educação, participaram ativamente do evento, enriquecendo as discussões e contribuindo para a troca de experiências.
O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, o gerente da 6ª Regional de Saúde, Zeca, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, enfatizaram a importância deste congresso pioneiro, especialmente em um momento em que a atenção à saúde mental se mostra essencial.
O I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano continua nos dias 22 e 23 de maio, prometendo mais discussões e reflexões sobre o tema essencial da saúde mental na região.
Leônidas Medeiros - secretário de Saúde de Patos
Yanna Gomes - Enfermeira da Gerência de Planejamento da Saúde Municipal
José Francisco de Sousa (Zeca) - Gerente da Sexta Regional de Saúde
Claudemir Bento - presidente do Conselho Municipal de Saúde
Secom – Prefeitura de Patos
Matéria de Hélio Barbosa
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°