
Na manhã de ontem, quinta-feira (23), por volta das 11h00, uma situação crítica foi registrada no trânsito de Patos, Sertão paraibano. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para atender um homem de 35 anos em convulsão ativa no Conjunto Residencial Itatiunga. Devido à gravidade do caso, foi necessário o apoio da ambulância do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por condutor, médico, equipe de enfermagem e médicos residentes, respondeu rapidamente ao chamado. Com sirene e luzes de alerta acionadas, a ambulância se dirigiu ao local da ocorrência. No entanto, na Rua Leôncio Wanderley, no centro de Patos, o condutor da ambulância enfrentou um problema recorrente: a falta de empatia dos motoristas que não cederam passagem, mesmo diante da emergência sinalizada.
Veja o vídeo abaixo:
Não dar passagem a veículos de emergência, como ambulâncias, é considerado uma infração gravíssima segundo o Artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei é clara: a falta de colaboração pode resultar em sete pontos na carteira do motorista e uma multa de R$ 293,47. Este comportamento irresponsável coloca em risco a vida de pessoas que necessitam de atendimento médico urgente.
Diante da recorrente falta de compreensão dos motoristas, o diretor do SAMU/Patos, João Albuquerque, fez um apelo à população. "Hoje, lamentavelmente, temos que relatar um fato que tem se intensificado nos últimos dias. Clamamos e apelamos a toda a sociedade patoense para ter educação no trânsito, especialmente no sentido de ajudar no fluxo de ambulâncias em momentos de urgência e emergência. É necessário que os motoristas abram passagem para que a equipe do SAMU possa realizar seu trabalho e salvar vidas."
Calor Paraíba registra tempo seco e calor intenso; Patos pode atingir 36°C nesta segunda-feira (03)
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Cidadania Atletas de Patos representarão o Sertão na Série A do Campeonato Brasileiro de Goalball
Emprego Sine-PB oferece mais de mil vagas de emprego em novembro; Patos tem 22 oportunidades em diversas áreas
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
SAÚDE Hospital São Francisco realiza evento interno em alusão ao Outubro Rosa com a participação da mastologista Dra. Ana Rita
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Mín. 22° Máx. 36°