
No encerramento do mês de maio, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) utilizou a tribuna nesta terça-feira, 28 de maio, para reafirmar o seu compromisso no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O "Maio Laranja" marcou a campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infantil, a parlamentar destacou a importância de ações contínuas. “Chegamos ao final do mês de maio, mas, o nosso mandato está aqui para dizer que abraça e sempre se posicionou contra a violência sexual em crianças e adolescentes. A sociedade se engajou em campanhas ao longo do mês, mas esta luta não deve ficar somente em maio. Precisamos estar combativos todos os dias”, declarou.
A deputada trouxe dados preocupantes para o debate, expostos pela SaferNet Brasil, importante organização de denúncia contra crimes cibernéticos. “Só entre 2022 e 2023, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 70% no Brasil. São dados que nos deixam perplexos e ainda mais engajados no combate de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, acrescentou.
Francisca Motta destacou iniciativas do seu mandato para enfrentar a grave questão, a partir de medidas ostensivas e de educação. “Tenho defendido, oficialmente, a criação de uma delegacia da infância e juventude no Sertão, principalmente, com escuta especializada, para investigar, combater, prevenir e cuidar das vítimas. Também estamos defendendo, através de uma lei nossa, campanhas de orientação e capacitação de crianças e adolescentes em escolas, e através de órgãos públicos, para prevenir o abuso sexual”, enfatizou.
Em seu discurso, Francisca Motta também apresentou um voto de aplauso à Polícia Federal da Paraíba pelo trabalho eficaz no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos últimos meses, diversas operações foram deflagradas, resultando na desarticulação de esquemas de pornografia infantil e na prisão de acusados de violentar menores. A deputada destacou as operações Discovery e Share como exemplos de sucesso dessas iniciativas.
“A Polícia Federal paraibana está realizando um trabalho exemplar. Merece o reconhecimento desta Casa, como gesto de união nesta luta. Faço apelo aos pais e responsáveis para que fiquem atentos às atividades online de seus filhos e aos sinais de abuso. É fundamental monitorar com quem as crianças estão interagindo na internet, e fora dela, e ensiná-las a se proteger de conhecidos e desconhecidos”, finalizou Francisca.
Assessoria
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação
Na conta Dinheiro em caixa: Paraíba zera pendências e todos os 223 municípios recebem FPM sem bloqueios
Jornada de Foguetes Vereador Junior Contigo parabeniza equipe “Pink Rockets” por conquista histórica com recorde de alcance no Rio de Janeiro
Indenização Governo da Paraíba promete indenização e reconstrução de casas afetadas por rompimento de reservatório em Campina Grande
Estágios em Cacimba Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para oferta de estágios no próprio município
Concurso público Paraíba tem 96 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Eleições 2026 Efraim desmente possível volta à base de João Azevêdo e afirma que chegará ao segundo turno em 2026
Eleições 2026 23 prefeitos: Nabor recebe maior movimento de adesão regional da pré-campanha 2026 Mín. 22° Máx. 35°