
Neste sábado (01) teve início o mês de junho, e com ele chegam também as chamadas “Festas Juninas”. A tradição católica trouxe as comemorações aos santos Antônio, João e Pedro.
No Sertão da Paraíba, as festas coincidem também com as colheitas de milho e feijão, já que a época marca o fim do período chuvoso e a disponibilização, principalmente, do milho. Daí a junção do forró e de comidas típicas, como a pamonha, a canjica e outras derivadas do milho.
Na cidade de Patos, considerada a “Capital do Sertão” por seu tamanho, localização e importância econômica para a região, o mês marca também o principal evento festivo do ano: o São João de Patos, já considerado um dos mais tradicionais do país.
Nesse período, as lojas aproveitam para faturar mais com o aumento das vendas e, por isso, preparam enfeites e outros atrativos, como os tradicionais “Trios de Forró”, onde a sanfona se junta ao triângulo e à zabumba para produzir o tradicional forró da região.
Na manhã deste sábado, 1º de junho, a equipe do Patosonline.com registrou um momento como esse em uma das lojas do Centro de Patos.
Veja o vídeo:
Por Marcos Oliveira / Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°