
Neste sábado (01) teve início o mês de junho, e com ele chegam também as chamadas “Festas Juninas”. A tradição católica trouxe as comemorações aos santos Antônio, João e Pedro.
No Sertão da Paraíba, as festas coincidem também com as colheitas de milho e feijão, já que a época marca o fim do período chuvoso e a disponibilização, principalmente, do milho. Daí a junção do forró e de comidas típicas, como a pamonha, a canjica e outras derivadas do milho.
Na cidade de Patos, considerada a “Capital do Sertão” por seu tamanho, localização e importância econômica para a região, o mês marca também o principal evento festivo do ano: o São João de Patos, já considerado um dos mais tradicionais do país.
Nesse período, as lojas aproveitam para faturar mais com o aumento das vendas e, por isso, preparam enfeites e outros atrativos, como os tradicionais “Trios de Forró”, onde a sanfona se junta ao triângulo e à zabumba para produzir o tradicional forró da região.
Na manhã deste sábado, 1º de junho, a equipe do Patosonline.com registrou um momento como esse em uma das lojas do Centro de Patos.
Veja o vídeo:
Por Marcos Oliveira / Patosonline.com
LEGISLATIVO CMP retoma sessões ordinárias após recesso e inicia segundo semestre com análise de vetos e novos projetos
Centro de Zoonoses Decisão do STF pode reforçar ação que cobra construção de Centro de Zoonoses em Patos; Prefeitura afirma que caso será analisado conforme suas particularidades
OPERAÇÃO Polícia Militar intensifica ações da Operação Paraíba Mais Segura com check-points, rondas e abordagens em Patos
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Patos avança com obras de calçamento no bairro Maternidade
INFRAESTRUTURA Moradores relatam acúmulo de lixo no São Judas Tadeu, em Patos; secretário se pronuncia sobre o problema
MEIO AMBIENTE Focos de incêndio voltam a atingir terreno no Bivar Olinto e fumaça preocupa moradores
TRÂNSITO STTRANS comunica interdição parcial da Rua Dom Pedro II para obras de recapeamento a partir desta terça-feira (21)
Hospital de Patos Hospital Regional de Patos registra 273 atendimentos, 59 internações e 10 cirurgias durante o fim de semana
GESTÃO Prefeitura de Patos reforça convite para a Plenária Popular do Orçamento Participativo na próxima terça-feira (28)
Mín. 22° Máx. 34°