Terça, 18 de Junho de 2024
UNIFIP
Dra Felianne
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Locais Susto

VÍDEO: Satélites da Starlink, de Elon Musk, são vistos no céu de Patos na noite desta quarta-feira (05) e assustam internautas; confira

A visão das luzes gerou diversas reações dos moradores de Patos. Muitos expressaram sua surpresa e fascinação nas redes sociais, enquanto outros procuraram explicações para o que estavam vendo.

05/06/2024 às 22h52 Atualizada em 06/06/2024 às 10h25
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Patosonline
Foto: Reprodução/Patosonline

Na noite desta quarta-feira (05), moradores de Patos foram surpreendidos por um espetáculo incomum no céu. Por volta das 18h30, um "trem de luzes" brilhantes enfileiradas pôde ser visto se movendo lentamente sobre a cidade, especialmente visível na Zona Leste.

Continua após a publicidade

Imagens e vídeos capturados por internautas e enviados à redação do Patosonline.com mostram o momento em que o fenômeno foi avistado. Um dos vídeos, gravado no bairro Dona Milindra, por trás do SESI, captura a reação de espanto e curiosidade dos populares, que se questionavam sobre a natureza do evento.

 Veja abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Patos Online (@patosonline)

 

A visão das luzes gerou diversas reações dos moradores de Patos. Muitos expressaram sua surpresa e fascinação nas redes sociais, enquanto outros procuraram explicações para o que estavam vendo.

Mistério desvendado

Embora a visão tenha causado surpresa e admiração, a explicação para o fenômeno é bastante mundana e tecnológica. Essas luzes são na verdade satélites, lançados ao espaço pela empresa norte-americana SpaceX, dirigida pelo empresário sul-africano Elon Musk. 

Conforme informações apuradas pelo Patosonline.com, nesta quarta, 5 de junho, às 00:04 GMT, a SpaceX lançou a 171° remessa de 20 satélites de Internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 4E (SLC-4E) na Base Espacial Vandenberg na Califórnia, EUA. 

Os satélites Starlink são lançados em grupos e formam um "trem" de luzes enquanto se posicionam em suas órbitas designadas. Este fenômeno já foi observado em diversas partes do mundo e é conhecido por criar visões impressionantes no céu noturno.

O que é a Starlink?

Os satélites fazem parte do Starlink, um projeto da SpaceX para lançar milhares de satélites em órbita e transmitir a internet para a Terra do espaço. A SpaceX espera usá-lo para financiar missões a Marte. Desde o primeiro lançamento em maio de 2019, a SpaceX lançou 6.571 unidades. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é aproximadamente do tamanho de um carro achatado, com um grande painel solar que reflete a luz do sol.

O objetivo final da SpaceX é cobrir o espaço ao redor da Terra nesses satélites. Eles planejam operar 12.000 satélites Starlink em órbita e potencialmente até 42.000. Isso é conhecido como uma mega constelação. Os satélites são lançados em lotes de 60, com a SpaceX com o objetivo de lançar cerca de dois lotes por mês – embora ainda não tenham atingido essa frequência. Cada vez que os satélites são lançados, nos próprios foguetes reutilizáveis ​​Falcon 9 da empresa, eles são colocados em órbita a cerca de 290 quilômetros acima da superfície da Terra.

Satélites Starlink lançados em 2019 - Foto: Marco Langbroek

 

Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com trechos da Revista Forbes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras