Na noite desta quarta-feira (05), moradores de Patos foram surpreendidos por um espetáculo incomum no céu. Por volta das 18h30, um "trem de luzes" brilhantes enfileiradas pôde ser visto se movendo lentamente sobre a cidade, especialmente visível na Zona Leste.
Imagens e vídeos capturados por internautas e enviados à redação do Patosonline.com mostram o momento em que o fenômeno foi avistado. Um dos vídeos, gravado no bairro Dona Milindra, por trás do SESI, captura a reação de espanto e curiosidade dos populares, que se questionavam sobre a natureza do evento.
Veja abaixo:
View this post on Instagram
A visão das luzes gerou diversas reações dos moradores de Patos. Muitos expressaram sua surpresa e fascinação nas redes sociais, enquanto outros procuraram explicações para o que estavam vendo.
Embora a visão tenha causado surpresa e admiração, a explicação para o fenômeno é bastante mundana e tecnológica. Essas luzes são na verdade satélites, lançados ao espaço pela empresa norte-americana SpaceX, dirigida pelo empresário sul-africano Elon Musk.
Conforme informações apuradas pelo Patosonline.com, nesta quarta, 5 de junho, às 00:04 GMT, a SpaceX lançou a 171° remessa de 20 satélites de Internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 4E (SLC-4E) na Base Espacial Vandenberg na Califórnia, EUA.
Os satélites Starlink são lançados em grupos e formam um "trem" de luzes enquanto se posicionam em suas órbitas designadas. Este fenômeno já foi observado em diversas partes do mundo e é conhecido por criar visões impressionantes no céu noturno.
Os satélites fazem parte do Starlink, um projeto da SpaceX para lançar milhares de satélites em órbita e transmitir a internet para a Terra do espaço. A SpaceX espera usá-lo para financiar missões a Marte. Desde o primeiro lançamento em maio de 2019, a SpaceX lançou 6.571 unidades. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é aproximadamente do tamanho de um carro achatado, com um grande painel solar que reflete a luz do sol.
O objetivo final da SpaceX é cobrir o espaço ao redor da Terra nesses satélites. Eles planejam operar 12.000 satélites Starlink em órbita e potencialmente até 42.000. Isso é conhecido como uma mega constelação. Os satélites são lançados em lotes de 60, com a SpaceX com o objetivo de lançar cerca de dois lotes por mês – embora ainda não tenham atingido essa frequência. Cada vez que os satélites são lançados, nos próprios foguetes reutilizáveis Falcon 9 da empresa, eles são colocados em órbita a cerca de 290 quilômetros acima da superfície da Terra.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com trechos da Revista Forbes
Mín. 24° Máx. 37°