
Na noite desta quarta-feira (05), moradores de Patos foram surpreendidos por um espetáculo incomum no céu. Por volta das 18h30, um "trem de luzes" brilhantes enfileiradas pôde ser visto se movendo lentamente sobre a cidade, especialmente visível na Zona Leste.
Imagens e vídeos capturados por internautas e enviados à redação do Patosonline.com mostram o momento em que o fenômeno foi avistado. Um dos vídeos, gravado no bairro Dona Milindra, por trás do SESI, captura a reação de espanto e curiosidade dos populares, que se questionavam sobre a natureza do evento.
Veja abaixo:
A visão das luzes gerou diversas reações dos moradores de Patos. Muitos expressaram sua surpresa e fascinação nas redes sociais, enquanto outros procuraram explicações para o que estavam vendo.
Embora a visão tenha causado surpresa e admiração, a explicação para o fenômeno é bastante mundana e tecnológica. Essas luzes são na verdade satélites, lançados ao espaço pela empresa norte-americana SpaceX, dirigida pelo empresário sul-africano Elon Musk.
Conforme informações apuradas pelo Patosonline.com, nesta quarta, 5 de junho, às 00:04 GMT, a SpaceX lançou a 171° remessa de 20 satélites de Internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 4E (SLC-4E) na Base Espacial Vandenberg na Califórnia, EUA.
Os satélites Starlink são lançados em grupos e formam um "trem" de luzes enquanto se posicionam em suas órbitas designadas. Este fenômeno já foi observado em diversas partes do mundo e é conhecido por criar visões impressionantes no céu noturno.
Os satélites fazem parte do Starlink, um projeto da SpaceX para lançar milhares de satélites em órbita e transmitir a internet para a Terra do espaço. A SpaceX espera usá-lo para financiar missões a Marte. Desde o primeiro lançamento em maio de 2019, a SpaceX lançou 6.571 unidades. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é aproximadamente do tamanho de um carro achatado, com um grande painel solar que reflete a luz do sol.
O objetivo final da SpaceX é cobrir o espaço ao redor da Terra nesses satélites. Eles planejam operar 12.000 satélites Starlink em órbita e potencialmente até 42.000. Isso é conhecido como uma mega constelação. Os satélites são lançados em lotes de 60, com a SpaceX com o objetivo de lançar cerca de dois lotes por mês – embora ainda não tenham atingido essa frequência. Cada vez que os satélites são lançados, nos próprios foguetes reutilizáveis Falcon 9 da empresa, eles são colocados em órbita a cerca de 290 quilômetros acima da superfície da Terra.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com trechos da Revista Forbes
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°