
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (07), mais uma edição da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde. A ação aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Manoel Vieira, no horário das 8h às 14h, no município de Patos.
A feira faz parte do “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, com a finalidade de aproximar os serviços dos órgãos estaduais à população, durante os dias em que são realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).
A Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde oferta atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; consultas cardiológicas para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias e marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba, além de vacinação contra a influenza, testes rápidos de ISTs, aferição de pressão e glicemia. A unidade de coleta móvel do Hemocentro também faz parte da iniciativa para ampliar o número de doadores de sangue em todo o estado.
Outro importante destaque da iniciativa é o Castramóvel, que está presente nos eventos realizando cadastros e castração de cães e gatos. Para a manicure, Maria da Conceição Nobre, 40 anos, o serviço é fundamental para o controle populacional desses animais.
“Gostei muito do serviço pois, graças a ele, consegui castrar minha Lua. A Lua vive muito na rua e tinha medo dela engravidar. Agora, castrada, tenho a certeza que ela ficará bem. E isso é importante, já que mostra o quanto que o Estado está preocupado com os animais de rua, para que eles não se proliferem, evitando acidentes e doenças”, ressaltou.
No total, em Patos, mais de 1.400 pessoas tiveram acesso aos serviços de saúde ofertados na feira, como Central de Transplantes, Ultrassonografias, Clínico Geral, Cirurgião Geral, Hemocentro, Classificação de risco, Fisioterapia, Ortopedia, Testes rápidos, Imunização, Exames Laboratoriais, Castrações, Vigilância Entomológica (Dengue), Marcação de eletivos, Otorrino infantil, Cirurgia geral infantil, Pediatria, Nutricionista, Consulta de enfermagem, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Acompanhamento de pacientes pós-internação e Triagem.
As próximas cidades que receberão a Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde e o ODE são: Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).



Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo sábado (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas
Regime aberto Justiça adequa cumprimento de pena de homem em situação de rua após atuação da Defensoria Pública em Patos
Pesquisa de preços Procon/Patos divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis e aponta estabilidade nos valores
Triagem Neonatal Pai questiona recusa inicial para realização de testes neonatais na Maternidade de Patos em bebê que nasceu em hospital particular; unidade emite nota e esclarece fluxo de acesso aos exames
Investimentos Patos avança com pacote de obras estruturantes e consolida investimentos em toda a cidade
Animal ferido Morador relata dificuldades para conseguir resgate e atendimento a gato atropelado no bairro Dona Milindra, em Patos Mín. 22° Máx. 35°