
Aniceto Rodrigues, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Patos, conversou com a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM sobre as recentes movimentações e o impacto das greves federais que têm afetado as instituições de ensino superior no Brasil.
O professor destacou que o IFPB está em greve há 67 dias, enquanto na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) os técnicos administrativos estão paralisados há 90 dias. Ele enfatizou que, desde o ano passado, há tentativas de negociação com o governo federal, porém, os pedidos dos trabalhadores da educação não têm sido atendidos.
A principal reivindicação é a recomposição do orçamento das universidades.
"As verbas são extremamente curtas. Temos que escolher entre quais alunos carentes poderão almoçar e quais ficarão com fome," disse o professor, destacando a gravidade da situação. Além disso, ele apontou a redução do auxílio estudantil como um dos fatores críticos que prejudicam o funcionamento adequado dos cursos, que já sofrem com o sucateamento.
Após 60 dias de intensa mobilização, houve um avanço significativo. O governo federal foi pressionado a convocar os reitores em rede nacional para divulgar um aumento nas verbas destinadas à educação. Segundo Rodrigues, foram liberados 400 mil reais para manutenção, e cerca de 5 bilhões de reais para a construção de novos campus, hospitais universitários e restaurantes.
No entanto, apesar desse progresso, o professor alerta que ainda há muito a ser feito. "Ainda precisamos de muitos reajustes para compensar as perdas que tivemos ao longo dos anos," concluiu Aniceto Rodrigues.
Aniceto Rodrigues, professor do IFPB) Patos - Áudio: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°