
O Brasileirão tem um novo líder. E ele é o Botafogo! O Alvinegro superou o Grêmio por 2 a 1, em Cariacica, na noite deste domingo (16), conheceu a terceira vitória seguida e subiu aos 19 pontos, na liderança isolada do campeonato.
Os gols do jogo foram marcados pelo lateral-esquerdo Cuiabano, ex-jogador do Grêmio, na famosa "lei do ex", e Júnior Santos, para o Botafogo. Gustavinho descontou para os gaúchos, que segue estacionado nos 6 pontos e entrou na zona de rebaixamento.
A partida, por um acordo entre os dois times, foi disputada no Espírito Santo, mesmo sendo mando do Grêmio, que não pode jogar em sua Arena por conta das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. No segundo turno, o jogo também tem será disputado em campo neutro.
À vontade em campo, o clube carioca não sentiu falta de Jeffinho, Savarino e Tiquinho Soares, todos ausentes, e começou dominando as ações, tendo boas chances no início, com Tchê Tchê e Óscar Romero. Aos 9 minutos, Marlon Freitas deu passe na medida para Cuiabano, que entrou na área e bateu na saída de Caíque. Contratado do Grêmio em abril de 2024, ele não comemorou por respeito ao ex-clube o seu primeiro gol pelo Botafogo.
A desvantagem "acordou" o time gaúcho, que passou a pressionar. Gustavo Nunes e Cristaldo tentaram, mas pararam na marcação do Botafogo. Aos 20, Cristaldo tocou para Pavon, que bateu cruzado, a bola desviou em Lucas Halter e sobrou para Gustavinho, que bateu e empatou.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo rapidamente retomou o comando do marcador. Luiz Henrique deu o passe, Geromel errou na hora do bote e Júnior Santos marcou, chegando a 18 gols na temporada. Na comemoração, ele prestou homenagem ao companheiro Tiquinho Soares, que perdeu seu pai nos últimos dias.
Brilhando no ataque, ele foi fundamental também na defesa, ao cortar de pé direito, em cima da linha, o que seria novo gol de empate gremista, após cabeçada de Gustavo Martins. Logo depois, quem salvou foi o goleiro John, que foi muito bem em cabeçada de Cristaldo.
Fortaleza (F) - 19/06, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (C) - 23/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Athletico-PR (C) - 19/6, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Criciúma (F) - 22/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Decisão! Esporte de Patos e Pombal fazem duelo direto contra o rebaixamento no José Cavalcanti; diretoria alvirrubra convoca a torcida
Carioca Com pênalti perdido, Vasco empata com o Madureira e perde posições no Campeonato Carioca
Novo comandante Botafogo-PB confirma a contratação do técnico Lisca 'Doido', que deve estrear contra o Nacional de Patos
Adeus! Técnico Evandro Guimarães deixa o Atlético de Cajazeiras às vésperas do clássico contra o Sousa
Paraibano 2026 Nacional de Patos emite nota de repúdio à arbitragem e cobra providências da FPF-PB após não marcação de pênaltis contra o Atlético de Cajazeiras
Carioca Fluminense ganha do Botafogo e garante ida às quartas do Carioca Mín. 22° Máx. 37°