
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por maioria, em sessão extraordinária ocorrida nesta quinta-feira (27), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) assumir a Prefeitura de João Pessoa.
O deputado estadual Walber Virgolino se opôs à proposta e destacou o papel do TCE-PB em fiscalizar as contas públicas e que não seria correta o conselheiro julgar as próprias contas no período em que comandou a prefeitura.
O deputado Doutor Romualdo acrescentou que a mudança fere o princípio da impessoalidade e sugeriu que ao invés do presidente do TCE-PB, o cargo fosse ocupado pelo presidente da ALPB.
Autor da matéria, Adriano Galdino explicou que a mudança na legislação segue o modelo já adotado em outras capitais.
A partir da alteração, o presidente do TCE-PB passa a compor a linha sucessória do Chefe do Poder Executivo Municipal, como substituto eventual, em caso de impedimento do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal.
Para Adriano Galdino, a alteração “permitirá a continuidade do desempenho das funções da administração para a consecução dos interesses dos cidadãos”.
Fonte: MaisPB
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel consolida Olívia Motta como pré-candidata a deputada estadual no Conde em 2026
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel, prefeita de Conde, fortalece projeto de Nabor Wanderley ao Senado no Litoral Sul
Aprovação Valorização do Servidor: Câmara de Teixeira aprova Projetos encaminhados pela Gestão
Desconto Bolsa Auxílio oferece mais de 50% de desconto para novos alunos Tecnólogos em Radiologia no Unifip
Concurso público MPPB firma TAC com Município de Ibiara para a realização de concurso público
Suspensão Presidente do TJPB suspende decisão que afastava Mesa Diretora da Câmara de Patos; Tide Eduardo segue na presidência Mín. 21° Máx. 37°