No duelo dos "desesperados" entre lanterna e vice-lanterna do Brasileirão, o Grêmio, jogando em Caxias do Sul, levou a melhor sobre o Fluminense e venceu por 1 a 0 neste domingo (30). O gol do duelo, válido pela 13ª rodada, foi marcado por Gustavo Nunes.
O time gremista foi superior e quebrou o jejum de seis jogos sem ganhar -- no campeonato nacional, o último triunfo havia sido em 20 de abril, na terceira rodada. Foi o primeiro jogo do clube no Rio Grande do Sul após a tragédia causada pelas enchentes no estado.
A equipe carioca, por outro lado, chega ao sétimo jogo sem vencer. A última vitória na competição, coincidentemente, também foi em 20 de abril, contra o Vasco.
Com o resultado, o Grêmio deixa a penúltima colocação, ultrapassa o Corinthians e fica em 18º. O Alvinegro vai entrar em campo amanhã, às 20h, contra o Palmeiras. O Fluminense segue em último, com apenas seis pontos. A equipe foi vazada em todos os jogos até aqui.
O Grêmio foi bem melhor no primeiro tempo. O time gaúcho finalizou 11 vezes, sendo cinco no alvo, contra apenas uma do Fluminense.
O argentino Pavon poderia ter aberto o placar aos 25 minutos. Depois de receber bom passe pela direita, o camisa 21 fez quase tudo certo: avançou, cortou para o meio e abriu para finalizar. Na hora de chutar, porém, foi mal e mandou para longe.
A única chance dos cariocas foi aos 37 minutos. Terans cobrou falta da entrada da área, Marchesín defendeu bem e, no rebote, Thiago Santos furou e não conseguiu chutar.
Pavon, pelo lado gremista, voltou a levar perigo aos 46, já nos acréscimos, com um chutaço, que fez uma curva que quase enganou Fábio. O goleiro conseguiu se recuperar e se esticou para defender.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou com um ritmo menor e o Fluminense tentou ganhar espaços. Aos 15 minutos, porém, o Tricolor gaúcho conseguiu abrir o placar: Pavon, de novo ele, enfiou boa bola para João Pedro. O lateral cruzou para trás, rasteiro, e Gustavo Nunes apareceu para mandar para o fundo do gol.
Aos 41, Lucumí, do Fluminense, recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e aumentou o drama da equipe carioca -- em 13 jogos, são nove derrotas, três empates e apenas uma vitória.
Grêmio: 18º colocado, com 10 pontos
Fluminense: 20º colocado, com 6 pontos
Palmeiras (C): 04/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Juventude (F): 07/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Cruzeiro (C): 10/07, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (C): 04/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (F): 07/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Criciúma (F): 11/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°