Domingo, 14 de Julho de 2024
Onco Patos
Dra Felianne
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Esportes Aniversário

Esporte de Patos comemora 72 anos de fundação neste domingo (07)

São décadas de um time que formou atletas que marcaram o nosso futebol e continua sendo um formador de novos talentos.

07/07/2024 às 21h40 Atualizada em 08/07/2024 às 18h31
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Esporte Clube de Patos, uma das agremiações de maior tradição do futebol da Paraíba, completa neste domingo, 7 de julho, 72 anos de sua fundação. São décadas de um time que formou atletas que marcaram o nosso futebol e continua sendo um formador de novos talentos.

Continua após a publicidade

O Patinho Terror do Sertão foi fundado no dia 07 de julho de 1952, sucedendo o Botafogo Futebol Clube, criado por Inocêncio Oliveira, um Taperoaense, da Bahia, que por anos residiu e morreu na capital do Sertão paraibano.

 

Inocêncio Oliveira, com problemas de saúde, transferiu-se para a Bahia e no regresso foi convidado pelo atleta Zéu Palmeira e outros a participar de uma reunião, que já havia previamente decidido pela fundação do Esporte Clube de Patos em substituição ao Botafogo Futebol Clube. Mesmo sendo contrário a sucessão/fundação, Inocêncio Oliveira ofereceu toda a documentação do Botafogo, os troféus e o recibo do pagamento mensal feito à Federação

Continua após a publicidade
Dr Umberto

O clube se profissionalizou em 1964, passando a disputar o Campeonato Paraibano no ano seguinte, 1965. Em sua estreia como equipe profissional, aplicou uma sonoro e histórica goleada de 11-0, na equipe do Cinco de Agosto da cidade de João Pessoa, uma das maiores goleadas registradas na história do futebol paraibano. Devido a isso, o Esporte passou a ser chamado pela crônica esportiva da Paraíba de "O Terror do Sertão", como é conhecido até hoje.

Carregou em seu escudo até 2015 o ícônico Pato Donald, que era o mascote do clube, no entanto, temendo ações judiciais da Walt Disney Company por violação de direitos de imagem, o escudo foi remodelado.

Antigo símbolo do Esporte Clube de Patos - Foto: Reprodução

 

Atual símbolo do Esporte Clube de Patos - Foto: Reprodução

Nos últimos anos, a equipe vem enfrentando uma grave crise financeira, abrindo mão de jogar o Campeonato Paraibano da 2ª Divisão em 2021 e sendo rebaixado para a 3ª Divisão do Estadual em 2022.

Para 2024, o clube tenta novamente o acesso à Primeira Divisão, após bater na trave no ano passado. A segundona terá início no mês de agosto. Além disso, a equipe também disputa os campeonatos Sub-17 e Sub-20. 

Desde 203, o clube conta com uma nova diretoria, tendo a frente o presidente Bruno Marlon e o vice-presidente Roberto Filho.

 

Por Felipe Vilar - Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 33°C 19°C
Ter 33°C 19°C
Qua 33°C 20°C
Qui 33°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras