
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, 16 de julho. A decisão foi tomada após a realização de duas assembleias, uma presencial e outra virtual, organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB).
Os trabalhadores do INSS apontam a falta de acordo com o governo federal sobre o reajuste salarial, entre outros pleitos. A paralisação afetará tanto os servidores que trabalham presencialmente nas agências quanto aqueles que atuam em home office.
“Foram realizadas três rodadas de negociação entre o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e os servidores do Seguro Social, mas o governo não se mostrou disposto a atender as reivindicações da categoria. Por isso, estamos seguindo as orientações do movimento nacional pela paralisação dos serviços”, destacou Sérgio Fonseca, diretor do SindsprevPB e membro do Comando de Greve, que também é servidor do INSS.
De acordo com o Sindicato, a paralisação deve impactar significativamente a análise e concessão de benefícios, como aposentadoria, pensões, salário-maternidade, auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise de recursos e revisões.
A greve também pode comprometer a operação pente-fino anunciada recentemente pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, que visa economizar R$ 26 bilhões em despesas obrigatórias ao revisar auxílios temporários.
O Comando de Greve, liderado por Sérgio Fonseca, já está organizando visitas às agências da Previdência Social em João Pessoa e no interior do estado para conscientizar e mobilizar a categoria a aderir à paralisação. “Estamos lutando pela valorização do nosso trabalho e por melhores condições para que a população tenha um atendimento de qualidade”, ressaltou Fonseca.
Além de um reajuste salarial que recompense as perdas acumuladas e valorize a carreira dos servidores, a categoria está pleiteando:
O movimento grevista destaca a importância da adesão dos servidores para pressionar o governo federal a atender as demandas e garantir um serviço público de qualidade para a população.
Por Patos Online
TURISMO Prefeitura de São José do Bonfim fortalece parcerias para impulsionar o turismo de natureza
Feira dos Lojistas Olívia Motta e Nabor Wanderley destacam força econômica da Feira dos Lojistas de Mato Grosso e potencial do Sertão paraibano
FISCALIZAÇÃO MP-Procon autua dois supermercados durante fiscalização em Santa Luzia e encontra irregularidades
LUTO Nota de falecimento: José Gonçalo Rodrigues morre aos 69 anos, em Patos
Aprovação TCE-PB aprova contas de 2024 do PatosPrev por unanimidade
SAÚDE MENTAL MPF e MPPB acionam Justiça Federal para estruturar rede de saúde mental na Paraíba
ESPETÁCULO Apagão no Sertão proporciona espetáculo no céu, e fotógrafo registra a Via Láctea no Vale do Piancó
FISCALIZAÇÃO MP-Procon autua cinco supermercados durante fiscalização no Sertão e encontra produtos impróprios para consumo
NOVO PRAZO Detran-PB prorroga prazo para renovação de CNHs vencidas; documento seguirá válido até setembro Mín. 19° Máx. 34°