
O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, esclareceu nesta quinta-feira (11) que o recente aumento no preço do etanol é devido à entressafra. Ele também destacou que os proprietários de postos de combustíveis possuem autonomia para estabelecer a livre concorrência de preços.
Segundo Barbosa, "em relação ao aumento do etanol, estamos ainda na entressafra e é natural que entre os distribuidores e postos haja uma busca para recuperar margem, entendo como natural. Nesse momento, a gasolina leva vantagem e, assim, aumenta o consumo". Ele explicou que o período de entressafra, quando a produção de etanol é reduzida, influencia diretamente os preços praticados no mercado.
No Nordeste, o aumento do consumo de etanol em comparação ao ano passado é perceptível, especialmente na ponta varejista. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam um crescimento significativo no volume de etanol consumido: 58% em Pernambuco, 30% em Alagoas e 54% na Paraíba, considerando o período de setembro de 2023 a março de 2024 em comparação com o mesmo período de 2022 a 2023.
Em relação à paridade de preços nas bombas, Barbosa observou que a relação média entre o biocombustível e a gasolina C nos estados produtores está em torno de 71% neste ano-safra (setembro de 2023 a abril de 2024), enquanto na safra de 2022 a 2023, a paridade média variou entre 75,6% e 77,6%.
A safra de etanol e açúcar nas usinas geralmente começa em maio e pode se estender até novembro. Este ciclo de produção influencia diretamente a oferta e, consequentemente, os preços do etanol no mercado.
Os consumidores, diante deste cenário, são aconselhados a monitorar os preços e considerar a relação custo-benefício ao escolher entre etanol e gasolina. A autonomia dos donos de postos de combustíveis para definir preços com base na concorrência também desempenha um papel importante na variação dos valores praticados.
Por Patos Online
Orientações Workshop orienta comerciantes sobre segurança e organização para o São João de Patos 2026
SÃO JOÃO 2026 Maior São João do Mundo 2026 começa nesta quarta-feira em Campina Grande com Projeto Dominguinho, Solange Almeida, Brasas do Forró e Limão com Mel
PARTO DE EMERGÊNCIA Equipe do SAMU de Catingueira auxilia parto de emergência durante transferência de gestante da cidade de Olho d'Água
São João de Patos Procon de Patos divulga pesquisa de preços de itens juninos em estabelecimentos do município
SÃO JOÃO 2026 Martinho da Vila e Mart’nália são confirmados como atrações surpresa no São João 2026 de Campina Grande
OPORTUNIDADES Paraíba tem mais de 1,2 mil vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 8 mil
LUTO! Morre Maria de Lira Gomes Campos, ex-primeira-dama de Cacimba de Areia e matriarca da família Campos
Novos membros Instituto Histórico e Geográfico de Patos elege seis novos sócios efetivos em Assembleia Geral Extraordinária
Envenenamento Secretaria de Proteção Animal acompanha investigação após série de envenenamentos de animais em Teixeira Mín. 20° Máx. 34°