
A cidade de Patos, localizada em uma região geográfica privilegiada, com alto alcance de influência regional, vem se tornando uma referência em saúde no Sertão da Paraíba, recebendo avançados e tecnológicos empreendimentos de saúde. Nesse viés, um novo hospital privado está emergindo na Morada do Sol.
Foi apresentado nesta quinta-feira (18) o projeto arquitetônico do Hospital Nossa Senhora da Guia, idealizado pelo renomado médico patoense, Dr. Eliseu José de Melo Neto. Ao Patosonline.com, ele deu detalhes sobre o empreendimento, que carrega o nome da padroeira da cidade e deve ser entregue à população de Patos e região em alguns meses.
Conforme Dr. Eliseu, o hospital contará com Centro de Diagnóstico, equipado para realização de tomografia, ultrassonografia, raio-x, salas de endoscopia, colonoscopia e laboratórios; cinco leitos de Urgência e Emergência; seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e trinta leitos de internação; além do Bloco Cirúrgico com áreas de apoio para equipe multiprofissional, quatro leitos de recuperação pós-anestésica e três amplas salas de cirurgia.
"Com uma filosofia de atendimento humanitário, vamos tentar fazer uma gestão eficiente para ser uma alternativa a mais para a região, como saúde suplementar. Estaremos sempre em diálogo com a Secretaria de Saúde para credenciar alguns serviços também via SUS (Sistema Único de Saúde)", disse Dr. Eliseu.
O projeto arquitetônico foi desenvoldido pela empresa ARQ+MED, especializada em Arquitetura Clínico-Hospitalar. A unidade será construída no Centro da cidade de Patos e deverá gerar cerca de 150 empregos diretos inicialmente.
De acordo com Dr. Eliseu, essa será a primeira fase do projeto e, a depender do resultado, haverá ampliações na estrutura, que tem suporte para até dez andares. Além disso, ele informou que vem buscando parcerias com médicos da região e produtores de insumos hospitalares para reduzir os custos.
"Vai ser mais uma ferramenta para atender planos de saúde particulares e SUS. Vamos estar de portas abertas para prestar uma boa assistência. Essa é a primeira fase; dependendo dos resultados, teremos ampliações na estrutura. A estrutura tem suporte para crescer até dez andares. Vamos tentar fazer uma parceria com a maioria dos médicos da região para oferecer um bom serviço. Já estamos também em parceria com os produtores diretos de produtos médicos e hospitalares para que possamos reduzir custos e oferecer uma alternativa aos usuários", comentou o idealizador.
Ouça abaixo a fala do Dr. Eliseu de Melo Neto ao Patosonline.com:
Por Felipe Vilar - Patos Online





RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°