Sexta, 18 de Outubro de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Banner Veve Cell
Política Aumento

PBGÁS anuncia reajuste tarifário de até 5% para gás natural a partir de 1º de agosto

Este ajuste é consequência de um aumento de 6,1% no preço do mix de gás fornecido pelas supridoras Petrobras, Shell e Galp.

21/07/2024 às 09h00 Atualizada em 21/07/2024 às 21h59
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) anunciou um reajuste tarifário médio de 4,5% para o gás natural, podendo chegar a 5%, a ser implementado a partir de 1º de agosto. Este ajuste é consequência de um aumento de 6,1% no preço do mix de gás fornecido pelas supridoras Petrobras, Shell e Galp.

Continua após a publicidade

O reajuste será aplicado de forma diferenciada entre os diversos segmentos consumidores do gás natural no estado da Paraíba. As novas tarifas médias apresentarão as seguintes variações:

  • Segmento industrial: 4,2%
  • Setores cerâmico e mineração: 4,6%
  • Gás Natural Veicular (GNV): 5,0%
  • Gás Natural Comprimido (GNC): 5,5%
  • Setor comercial: 3,8%
  • Setor residencial: 2,6%
  • Geração distribuída: 5,4%
  • Poder público: 3,4%
  • Segmento EBVA (Energéticos de Baixo Valor Agregado): 4,9%

A nova estrutura tarifária foi apresentada em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (19), com a participação de representantes do segmento industrial e da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB). A ARPB analisará a proposta e, se aprovada, a nova tarifa será oficialmente publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Continua após a publicidade
Banner Veve Cell

Segundo a PBGÁS, o reajuste reflete exclusivamente o aumento do custo do gás natural adquirido das supridoras, sem qualquer acréscimo na margem regulatória da companhia. A empresa enfatiza que o ajuste é necessário para manter a viabilidade econômica da distribuição de gás natural no estado, frente ao aumento dos custos de aquisição.

O anúncio do reajuste tarifário pode impactar diferentes setores econômicos e residenciais, exigindo ajustes no orçamento para absorver os novos custos. Representantes dos setores afetados já expressaram preocupação sobre o impacto financeiro que o aumento tarifário pode causar, especialmente em um momento de recuperação econômica.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

 A implementação das novas tarifas dependerá da aprovação final pela ARPB e será comunicada oficialmente no Diário Oficial do Estado.

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Sáb 35°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras