
Está sendo realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26 de julho, no Presídio Padrão Romero Nóbrega, em Patos, a quinta fase da Operação Mute, que ocorre em todo o País, realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na Paraíba, participam da operação as equipes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) com a Polícia Penal e apoio da Polícia Militar (Pelotão de Choque). Aqui no estado, as ações foram desencadeadas desde a última quarta-feira (24) e começaram na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
A operação conta com a atuação de policiais penais federais e estaduais em 107 unidades prisionais e se estenderá até esta sexta-feira (26). O objetivo é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.
Durante a Operação Mute, policiais penais realizam as revistas em pavilhões e celas. Os aparelhos celulares são as principais ferramentas utilizadas pelo crime organizado para a perpetuação de delitos e o consequente avanço da violência nas ruas. Essas comunicações proibidas configuram um problema nacional com sérios impactos sociais, psicológicos e econômicos.
Somando o resultado das quatro fases anteriores, a Operação Mute poderá, ao final da quinta fase, chegar a número superior a 4 mil celulares apreendidos. Além disso, a previsão é de chegar a mais de 1,7 mil materiais perfurocortantes retirados das celas.
A Operação Mute é a maior realizada pela SENAPPEN no contexto de combate ao crime organizado, pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais federais e estaduais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Com Ascom/Seap-PB e SENAPPEN
Em flagrante EM SÃO BENTO: Polícia Civil prende homem em flagrante por tentativa de homicídio
OPERAÇÃO GALEZIA Polícia Civil e Ministério Público combatem fraudes em registros oficiais de identificação civil na Paraíba
Violência Jovem de 19 anos é baleado durante a noite desta quarta-feira (21) no bairro Novo Horizonte, em Patos
Ação educativa PRF e órgãos parceiros realizam ação educativa com foco no uso do cinto de segurança em Cajazeiras
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta roubada durante operação contra perturbação do sossego em Aguiar
Laudo pericial Laudo confirma que bebê de dois meses morreu por broncoaspiração e afasta hipótese de violência em Monte Horebe
Tragédia Bebê de apenas dois meses morre no Sertão da Paraíba; Polícia Civil aguarda laudo pericial para esclarecer as causas
Auxílio PRF na Paraíba auxilia Pessoa com Deficiência vindo de São Paulo a reencontrar família
Estupro Idoso de 80 anos é preso no Sertão da Paraíba por estupro de vulnerável Mín. 21° Máx. 37°