Durante o programa Revista dos Municípios do último sábado (27), o Dr. Fernando Jucá, médico ortopedista, foi entrevistado pelo jornalista Marcos Oliveira e abordou a questão da hérnia de disco, incluindo a influência do peso corporal nesse problema. Segundo Dr. Jucá, a relação entre o peso e a hérnia de disco é bastante controversa, embora seja amplamente aceito que o peso afeta as articulações do quadril, joelho e tornozelo.
Dr. Jucá explicou que, teoricamente, o peso corporal deveria contribuir para o desgaste dos discos da coluna lombar. Desde que o ser humano adota a postura ereta, a coluna passa a sustentar o peso do corpo, o que, em teoria, poderia levar ao desgaste dos discos. No entanto, ele destacou que, na prática e na literatura médica, essa relação não é tão clara. Alguns autores acreditam que o peso não influencia significativamente no desenvolvimento da hérnia de disco.
"A prática clínica mostra que nem todo obeso tem hérnia de disco. Na verdade, muitos dos meus pacientes com dores lombares são magros, e alguns estão apenas um pouco acima do peso, mas não são obesos. Além disso, tenho muitos pacientes obesos que não apresentam dores na coluna", afirmou Dr. Fernando Jucá.
Assista a entrevista completa abaixo:
Mín. 23° Máx. 36°