
Pesquisa de opinião divulgada nesta segunda-feira (29/7) aponta que, caso as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria tecnicamente empatado com ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), se ela concorresse com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.026 eleitores brasileiros em 164 municípios entre os dias 18 e 22 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
A sondagem indica que, nesse cenário, o petista teria 43,8% dos votos, contra 40,2% da ex-primeira-dama. O resultado representa um empate dentro da margem de erro. Os que votariam em branco, nulo ou em nenhum somam 10,7%. Os que não souberam ou não opinaram foram 5,3%.
Em outro cenário, a pesquisa mediu como seria o desempenho de Michelle, sem a citação do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Neste caso, a ex-primeira-dama aparece com 39,1%, atrás de Lula, que tem 44,3%.
Os resultados referem-se a pesquisas estimuladas, ou seja, quando os nomes dos possíveis candidatos são citados ao eleitor.
Apesar de inelegível, o ex-presidente Bolsonaro também apareceu na sondagem. Na estimulada geral, com Bolsonaro, e sem Michelle e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula soma 38,3% contra 36,9% de Bolsonaro e 7,9% de Ciro Gomes (PDT). O ex-presidente e o petista aparecem empatados tecnicamente.
Estimulada geral, com Lula à frente de Bolsonaro
Na espontânea geral, em que os candidatos não são informados e o eleitor sondado responde ao nome que quiser, Lula aparece à frente da corrida, com 20,9%. Em segundo lugar, está Jair Bolsonaro, com 17,9%. Tarcísio soma 1,1% e o restante dos candidatos têm abaixo de 1%.
Nesse cenário, a maioria dos questionados (50,1%) não souberam ou não responderam. Outros 7,4% votariam branco, nulo ou em ninguém.
A pesquisa também avaliou cenários com a participação de Jair Bolsonaro e com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Em uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, os dois aparecem tecnicamente empatados, com 44,1% para o petista e 41,9% para o nome do PL.
Já no cenário em que o atual presidente e Tarcísio se enfrentam, Lula tem 44,4% contra 36,2% do governador paulista.
Desconto Bolsa Auxílio oferece mais de 50% de desconto para novos alunos Tecnólogos em Radiologia no Unifip
Concurso público MPPB firma TAC com Município de Ibiara para a realização de concurso público
Suspensão Presidente do TJPB suspende decisão que afastava Mesa Diretora da Câmara de Patos; Tide Eduardo segue na presidência
Corte de terra Prefeitura de Teixeira inicia programa de aração de terras nas comunidades rurais
Novas eleições Vereador David Maia comenta decisão da Justiça que afastou Mesa Diretora da Câmara de Patos
Convite Trump diz que Lula terá grande papel em conselho de Gaza: “Gosto dele”
Agenda Nabor prestigia Tradicional Festa de Janeiro em São Sebastião do Umbuzeiro a convite da prefeita Adalcy
Mudanças João Azevêdo anuncia início da reforma administrativa do Governo da Paraíba para fevereiro
Suspensão Justiça suspende eleição da Mesa Diretora da Câmara de Patos e determina o afastamento da presidente e dos membros Mín. 21° Máx. 37°