
Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) aprovaram um estado de greve, com previsão de início em 7 de agosto. A decisão foi tomada na última quinta-feira (1º) durante uma reunião do Conselho Nacional de Mobilização e Negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT) e de sindicatos em todo o país, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Paraíba (SINTEC/PB).
O principal motivo para o indicativo de greve é a insatisfação com a cobrança do Plano de Saúde (Postal Saúde). Os trabalhadores exigem que a mensalidade seja calculada com base no salário base e que se cumpra o acordo de redução do compartilhamento de custos de 30% para 15%, assinado no ano passado.
De acordo com o documento, caso não haja a redução desejada no custo do Plano de Saúde, a Greve Geral Nacional será deflagrada.
A direção da EBCT solicitou prorrogações nas negociações, enquanto o Comando de Negociação da FENTECT afirmou que sempre priorizou o diálogo, tendo concedido extensões no prazo em diversas ocasiões. No entanto, até o momento, nenhuma solução foi alcançada que satisfaça as demandas dos trabalhadores.
Além da redução na cobrança do plano de saúde, os trabalhadores dos Correios reivindicam:
A próxima assembleia dos trabalhadores, marcada para o dia 7 de agosto, será crucial para decidir os próximos passos e se a greve será realmente iniciada. A mobilização dos trabalhadores dos Correios reflete um esforço coletivo para garantir melhores condições de trabalho e direitos acordados anteriormente.
Por Patos Online
Com ClickPB
Prisão Domiciliar Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar ao general Heleno
Eleições 2026 Deputado Felipe Leitão anuncia que segue com Cícero Lucena para 2026
Reajuste Lula sanciona reajuste de 8% do Judiciário, mas veta 2ª e 3ª parcelas
Ação parlamentar Entrega de ambulância e van com acessibilidade reforça a parceria institucional entre a Prefeitura de Patos e a deputada Francisca Motta
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS Mín. 23° Máx. 34°