
Nesta quarta-feira, 7 de agosto, foi comemorado o 18º aniversário da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), uma das legislações mais importantes no combate à violência doméstica e à violência contra a mulher no Brasil. Para celebrar a data e dar início ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate a esses crimes, diversas entidades se reuniram em Patos.
A Secretaria da Mulher de Patos, juntamente com o Conselho Municipal da Mulher, CREAS, CRAS, direção dos presídios feminino e masculino, Delegacia Especializada da Mulher, OAB/Patos, secretários municipais e outras organizações, participaram do evento que marcou o começo das atividades do Agosto Lilás no município.
Jéssica Alexandre, secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher e da Diversidade Humana, destacou a relevância do encontro, especialmente por ser uma ocasião estratégica para o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que desempenha um papel crucial no acolhimento e apoio às vítimas de violência.
"Foi um momento importante e estratégico em razão do CRAM ser a porta de entrada que acolhe, que recebe essas mulheres vítimas de violência", ressaltou Jéssica.
Durante o evento, Silvia Alencar, delegada da mulher, apresentou dados significativos sobre o aumento de casos de violência contra a mulher em datas comemorativas. A delegada explicou o processo para solicitar medidas protetivas, enfatizando a importância e a facilidade de acessar esse recurso para garantir a segurança das vítimas.
Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, elogiou a realização do evento, que não só marca o início do Agosto Lilás, mas também celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso da comunidade em combater a violência de gênero.
Ao final do encontro, todos os órgãos e a Rede de Proteção presentes assinaram um termo de cooperação, comprometendo-se a trabalhar unidos no combate à violência contra a mulher. Este compromisso reflete a importância de políticas públicas eficazes para transformar a realidade de muitas mulheres que ainda enfrentam a violência doméstica.
Jéssica Alexandre concluiu o evento com um apelo por mais ações efetivas: "Que possamos cada vez mais trabalhar com políticas públicas efetivas e assim, de fato, mudar a realidade de muitas mulheres que infelizmente, ainda sofrem com a violência."
O evento reafirma a importância da união e do comprometimento de diversas esferas da sociedade para enfrentar e reduzir a violência contra a mulher, celebrando avanços e buscando novas conquistas em prol dos direitos femininos.
Patos Online
Triagem Neonatal Pai questiona recusa inicial para realização de testes neonatais na Maternidade de Patos em bebê que nasceu em hospital particular; unidade emite nota e esclarece fluxo de acesso aos exames
Investimentos Patos avança com pacote de obras estruturantes e consolida investimentos em toda a cidade
Animal ferido Morador relata dificuldades para conseguir resgate e atendimento a gato atropelado no bairro Dona Milindra, em Patos
Avaliação Pesquisa aponta Pet Shop AUMIAU como o melhor de Patos, segundo levantamento do Instituto DataDucks
Balanço Hospital Regional de Patos atende 279 pessoas e realiza 12 cirurgias no fim de semana
Expediente Comércio de Patos estará de portas fechadas no dia 25 de dezembro
Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória Mín. 22° Máx. 35°