O supermercado Mateus, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi autuado por lançamento de esgoto irregular pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta quinta-feira (15). As atividades na área de carga e descarga do estabelecimento foram embargadas até regularização junto ao órgão ambiental.
Em resposta ao g1, a assessoria do Mateus explicou que as adequações e correções solicitadas pelo órgão foram já realizadas em menos de 24 horas e que está aguardando uma nova vistoria da Sudema para para que o órgão faça a constatação.
Durante a Operação Praias Limpas nesta quinta (15), as equipes de fiscalização da Sudema estiveram no bairro do Altiplano e autuaram o empreendimento por lançamento de resíduos líquidos em desacordo com o previsto na legislação, sendo multado em 300 UFRPBs, cerca de R$ 20 mil.
O supermercado foi notificado para realizar as adequações e correções nas tubulações e calhas da área de carga e descarga do estabelecimento, com o objetivo de direcionar os fluidos para a rede de esgoto da Cagepa, em um prazo de 5 dias.
A operação ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.
Fonte: g1 PB
Mín. 23° Máx. 36°