
A equipe do serviço de Hemodinâmica, instalada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), tem proporcionado momentos de humanização e entretenimento aos pacientes e seus acompanhantes por meio de sessões de cinema promovidas dentro da enfermaria cardiológica.
De acordo com a coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, a imersão em uma história leve e cativante contribui para amenizar possíveis quadros de estresse e ansiedade do paciente em relação ao período de hospitalização. “A ideia é proporcionar um momento de leveza ao paciente que está internado. Por isso, estamos escolhendo filmes que tragam esse clima de descontração para os pacientes que estão em pós-operatório de procedimentos cardíacos juntamente com os acompanhantes”, afirmou.
Na sexta-feira (09), foi exibida a comédia romântica brasileira ‘Lisbela e o Prisioneiro’. João Maria é um dos pacientes que participou da sessão de cinema. Ele recebeu alta hospitalar no dia da exibição do filme, após cinco dias internado. “Hoje tivemos uma tarde diferente em que pudemos nos distrair assistindo a um filme muito bom. Isso é uma demonstração do cuidado e do bom atendimento que recebemos de todos os profissionais daqui”, disse.
A primeira sessão de cinema no serviço foi realizada no dia 18 de junho, com a exibição do filme ‘O Auto da Compadecida’, clássico do cinema nacional. As sessões deverão acontecer duas vezes ao mês, como parte das estratégias de humanização do atendimento, com o objetivo de promover o bem-estar emocional dos pacientes e transformar o período de internação em um momento mais agradável.
Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, o atendimento nos serviços de saúde gerenciados pela Fundação, consideram não apenas as necessidades clínicas do paciente, mas também a oferta de uma assistência acolhedora. “É importante que a equipe assistencial promova um ambiente confortável e acolhedor em todas as etapas do atendimento, envolvendo uma abordagem multidisciplinar, que pode melhorar os resultados clínicos e a satisfação do paciente”, destacou.
Hemodinâmica - O serviço de hemodinâmica interiorizado pelo Governo da Paraíba, como parte do Programa Coração Paraibano - uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, tem possibilitado uma resposta assistencial rápida para os pacientes desde o Litoral ao Sertão paraibano no tratamento das urgências cardiológicas, bem como na área vascular e endovascular.
A Hemodinâmica de Patos beneficia diretamente a população de 89 cidades do Sertão paraibano, atendidos pela 3ª Macrorregião de saúde, com serviços nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular. Todos os atendimentos do serviço são realizados de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.
Triagem Neonatal Pai questiona recusa inicial para realização de testes neonatais na Maternidade de Patos em bebê que nasceu em hospital particular; unidade emite nota e esclarece fluxo de acesso aos exames
Investimentos Patos avança com pacote de obras estruturantes e consolida investimentos em toda a cidade
Animal ferido Morador relata dificuldades para conseguir resgate e atendimento a gato atropelado no bairro Dona Milindra, em Patos
Avaliação Pesquisa aponta Pet Shop AUMIAU como o melhor de Patos, segundo levantamento do Instituto DataDucks
Balanço Hospital Regional de Patos atende 279 pessoas e realiza 12 cirurgias no fim de semana
Expediente Comércio de Patos estará de portas fechadas no dia 25 de dezembro
Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória Mín. 23° Máx. 34°