Com a vitória do Botafogo-PB nessa segunda-feira sobre o Tombense em Tombos, por 2 a 1, o clube reassumiu a ponta da Série C do Campeonato Brasileiro, fez a maior pontoação da história da 1ª fase nesse formato da competição e ainda garantiu que vai terminar a fase dentro do G-4 do torneio. Isso faz com que o último jogo do quadrangular do acesso seja na casa do Belo, no Estádio Almeidão. Os quatro melhores classificados da 1ª fase fazem a última rodada do quadrangular em casa. Vale lembrar que como o quadrangular é em pontos corridos, o acesso pode vir antes da última rodada, como pode nem ser possível na última rodada.
Nos últimos anos em que o Botafogo-PB chegou no quadrangular ou disputou o acesso em partidas de mata-mata, o Alvinegro da Estrela Vermelha decidiu a última partida longe da Paraíba. Foi assim em 2016, fazendo o jogo de volta nas quartas de final em Varginha, em Minas Gerais, diante do Boa Esporte. Acabou não conseguindo o acesso.
Dois anos depois, o Botafogo-PB novamente passou de fase na Série C e enfrentou um novo mata-mata do acesso. Foi a vez de novamente fazer o jogo de volta fora de casa, dessa vez diante do xará paulista, o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Nas penalidades, o Belo foi superado pelo Pantera.
Em 2021 e 2023, já com o formato de quadrangular do acesso na segunda fase, o Botafogo-PB também decidiu longe da Paraíba seu rumo. Em 2022, encarou o Ituano na última rodada do quadrangular e com chance de acesso. Mas acabou perdendo em São Paulo e dando mais um adeus à chance de chegar à Série B.
Em 2023, fez a última partida do quadrangular fora de casa. Mas a situação já era melancólica. O Belo chegou sem chance de acesso, perdeu para o Amazonas em Manaus e viu o jovem clube subir de divisão.
Mas a Série C não começou há pouco tempo. Em 2003, há 21 anos, o clube teve a chance que vai ter em 2024, de fazer seu último jogo do quadrangular dentro de casa. Naquele ano, o Belo tinha chance matemática de subir, mas dependia de vencer sua partida e de outro resultado no outro jogo do quadrangular, entre Santo André e Campinense.
Acontece que dentro de casa, no Almeidão, contra o Ituano, o Botafogo-PB lutou, mas não saiu de um inesperado 4 a 4 em João Pessoa. O empate deu o título da Série C daquele ano para o time de Itu, que comemorou a conquista da taça em pleno Almeidão.
Fonte: ge PB
Mín. 23° Máx. 36°