O Botafogo está nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores! Em um duelo eletrizante, o Alvinegro empatou em 2 a 2 com o Palmeiras, nesta quarta-feira (21), em pleno Allianz Parque, e garantiu classificação com vitória por 4 a 3 no agregado.
Igor Jesus e Savarino fizeram 2 a 0 para o time de Artur Jorge, que cedeu empate em 2 a 2 na reta final com Flaco López e Rony. Nos acréscimos, Gustavo Gómez chegou a virar a partida, mas teve gol anulado por toque de mão.
Agora, a equipe carioca vai enfrentar quem passar de São Paulo x Nacional-URU valendo vaga na semi.
As partidas de ida das quartas estão marcadas para a semana do dia 18 de setembro, enquanto os jogos de volta devem ocorrer na semana de 25 de setembro.
Campeã em 2020 e 2021, a equipe de Abel Ferreira não caía nessa fase da competição desde 2017. Desde então, eram seis classificações seguidas.
Por outro lado, o Glorioso está de volta às quartas do torneio após sete anos e mantém vivo o sonho do título inédito.
Depois de quebrar uma invencibilidade de 17 jogos do Palmeiras na Libertadores no duelo de ida, no Nilton Santos, o Botafogo entrou em campo precisando de um empate para chegar às quartas.
Com a vantagem, o Alvinegro foi melhor nos primeiros 15 minutos e poderia ter largado na frente com Savarino logo no início, mas o atacante venezuelano carimbou a trave.
Aos poucos, o Palmeiras encaixou a marcação, entrou na partida e levou perigo, principalmente com Estêvão pela direita. Aos 39, John fez grande defesa para evitar o gol da joia alviverde. Na sequência, os palmeirenses ainda ficaram na bronca pedindo pênalti de Gregore em Flaco López. O árbitro, no entanto, mandou seguir.
Já nos acréscimos, Felipe Anderson cobrou uma falta venenosa, e a bola saiu à esquerda do gol de John.
Precisando reverter o placar, o Alviverde voltou pressionando para o 2º tempo. Quem marcou, no entanto, foi o Botafogo. Aos 10, Igor Jesus recebeu de Savarino e tocou de primeira para fazer 1 a 0 para a equipe de Artur Jorge.
O segundo veio sete minutos depois, quando Savarino ficou cara a cara com Weverton e mandou uma bomba para encaminhar a classificação alvinegra.
Depois disso, o Palmeiras tentou reagir e apostou nas bolas alçadas na área para levar perigo. Foi assim que Flaco López descontou já aos 40.
Três minutos após, Rony, de cabeça, deixou tudo igual para o Palmeiras. Já nos acréscimos, Gustavo Gómez chegou a virar a partida para o Alviverde, mas teve o gol anulado pelo VAR por toque de mão.
No último lance do jogo, Gabriel Menino ainda carimbou a trave. No fim, tudo igual no Allianz Parque.
Cuiabá (C) - 24/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Athletico-PR (F) - 01/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Criciúma (C) - 15/09, a definir - Brasileirão
Bahia (F) - 25/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C) - 31/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C) - 15/09, a definir - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°