
O Congresso Nacional realizou, ontem (22), a cerimônia de promulgação da emenda constitucional que prevê o perdão às dívidas dos partidos por descumprimento das cotas de financiamento para campanhas de mulheres, negros e indígenas, conhecida como PEC da Anistia. O texto foi fruto de um consenso entre todas as principais bancadas, com oposição apenas da federação Psol-Rede e do Novo.
Além do perdão, a nova lei abre a possibilidade para que partidos possam utilizar recursos do Fundo Eleitoral para o pagamento de multas, prática que já existia com o fundo partidário. A emenda também cria um programa de recuperação fiscal para siglas endividadas, atribuindo tratamento próximo ao existente para empresas.
Por outro lado, a PEC da Anistia cria um piso de 30% do patrocínio público para candidaturas negras, femininas e indígenas. Diversas instituições da sociedade civil temem que, na prática, o piso se converta em um teto. A emenda também condiciona o perdão à aplicação dos recursos não aplicados nas eleições anteriores nos próximos pleitos.
A cerimônia foi presidida pelo primeiro vice-presidente do Congresso, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). Na sua avaliação, a nova lei “reforça e aperfeiçoa o modelo de democracia consagrado pelo legislador constituinte de 1988”. Ele ressaltou que as cotas anteriores foram definidas por decisões judiciais, e não por iniciativa do Legislativo, e negou que se trate de um “perdão de sanções decorrentes do descumprimento de cotas relativas ao sexo e raça”.
No final de julho deste ano, a Câmara dos Deputados tinha aprovado essa matéria. Confira como votaram os deputados paraibanos:
• Cb Gilberto Silva (PL-PB) – votou sim
• Wellington Roberto (PL-PB) – votou sim
• Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – votou sim
• Eliza Virgínia (PP-PB) – votou sim
• Gervásio Maia (PSB-PB) – votou sim
• Luiz Couto (PT-PB) – votou não
• Leonardo Gadelha (Podemos-PB) – votou sim
• Romero Rodrigues (Podemos-PB) – votou sim
• Hugo Motta (Republicanos-PB) – votou sim
• Murilo Galdino (Republicanos-PB) – votou sim
• Damião Feliciano (União-PB) – votou sim
PBagora
Jornada de Foguetes Vereador Junior Contigo parabeniza equipe “Pink Rockets” por conquista histórica com recorde de alcance no Rio de Janeiro
Indenização Governo da Paraíba promete indenização e reconstrução de casas afetadas por rompimento de reservatório em Campina Grande
Estágios em Cacimba Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para oferta de estágios no próprio município
Concurso público Paraíba tem 96 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Eleições 2026 Efraim desmente possível volta à base de João Azevêdo e afirma que chegará ao segundo turno em 2026
Eleições 2026 23 prefeitos: Nabor recebe maior movimento de adesão regional da pré-campanha 2026
Luto na política Morre, aos 64 anos, a vereadora de São José de Espinharas, Francisca Bezerra de Sousa (Tica de Zé Calixto)
Eleições 2026 Eryvelton Lima analisa cenário político da Paraíba e prevê mudanças e surpresas nas eleições de 2026
Gastos MPPB instaura inquérito para apurar gastos com festas em Santana dos Garrotes Mín. 22° Máx. 37°