
Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu a situação de emergência em quatro cidades da Paraíba em decorrência da estiagem. Os municípios afetados são Catolé do Rocha, Lastro, Pocinhos e Quixaba.
Com a publicação da portaria no Diário Oficial da União, essas localidades agora estão habilitadas a solicitar recursos federais para a implementação de medidas de defesa civil. Esses recursos podem ser utilizados para assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais, visando minimizar os impactos da seca prolongada.
Para obter os recursos, os municípios devem submeter suas solicitações através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). As propostas apresentadas serão avaliadas pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que analisará as metas e os valores solicitados. Uma vez aprovados, os recursos serão liberados e publicados em uma nova portaria.
Esse reconhecimento é um passo crucial para que as comunidades atingidas pela estiagem possam receber o apoio necessário para enfrentar os desafios causados pela escassez de água e pela degradação das condições de vida na região.
Por Patos Online
Com WSCOM
Inauguração Vereador Junior Contigo participa da chegada da primeira unidade da AeC no Sertão paraibano
Transparência Câmara de São José do Bonfim conquista Selo Ouro em Transparência Pública
QUEDA Avaliação do governo Lula tem leve viés negativo, aponta Datafolha, e estaciona na aprovação popular
Eleições 2026 Presidente do PSDB, deputado Fábio Ramalho, e mais quatro prefeitos declaram apoio a Nabor
Eleições 2026 Bolsonaro sinaliza escolha de Flávio como candidato ao Planalto em 2026
Fim da greve! Professores da UEPB aceitam proposta e encerram greve após mais de dois meses de paralisação
Clima tenso Sessão da Câmara de Patos é marcada por embates após solidariedade de parlamentares a Josmá Oliveira, vereador cassado pelo TRE
CNH Congresso derruba vetos e teste toxicológico será obrigado para 1ª CNH
Cassação TRE-PB cassa mandato do vereador patoense Josmá Oliveira por fraude à cota de gênero no MDB e anula votos da legenda Mín. 23° Máx. 36°