
Nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2024, a Juíza Eleitoral Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral de Patos, indeferiu o pedido de registro de candidatura do empresário José Edmilson Rodrigues da Silva, mais conhecido como Brother Construtor, que concorria ao cargo de vereador pelo partido PSDB, integrante da Federação PSDB/CIDADANIA.
A decisão veio após uma impugnação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que alegou a inelegibilidade do candidato com base em condenações criminais que ele possui no art. 171,§3º do Código Penal. Segundo a impugnação, José Edmilson teria sido condenado por crimes contra a administração pública, o que o tornaria inelegível de acordo com o art. 1º, I, "e", da Lei Complementar nº 64/90.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou pelo acolhimento da impugnação para fins de reconhecer a inelegibilidade aduzida, através do promotor Diogo D’arolla Pedroza Galvão.
O candidato contestou a impugnação, afirmando que as condenações mencionadas não haviam transitado em julgado e apresentando certidões negativas criminais. No entanto, a sentença da juíza destacou que, após consulta ao sistema da Justiça Federal e ao Processo Judicial Eletrônico (PJE), foi confirmado que o candidato possui condenações em primeira e segunda instância, enquadrando-se na causa de inelegibilidade prevista pela legislação.
Com base nesses fatos, a juíza acolheu a impugnação e indeferiu o registro de candidatura de Brother Construtor. A situação do candidato ainda não havia sido atualizada no Sistema de Candidaturas DivulgaCandContas até às 19h40 desta quarta-feira (28), data da última atualização. No entanto, a decisão foi registrada, publicada, e as partes foram devidamente intimadas.
Na decisão a juíza destacou:
Verifica-se que não há dúvidas de que os delitos contra a ordem administração pública inserem-se nas previsões legais de inelegibilidade, pelo que se impõe o acolhimento da impugnação.
ISTO POSTO, Acolho a impugnação ofertada, pelo que INDEFIRO o pedido de registro de candidatura de JOSE EDMILSON RODRIGUES DA SILVA para concorrer ao cargo de Vereador pela Federação PSDB CIDADANIA - PSDB/ CIDADANIA, em face da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, e, 1, da LC nº 64/90 c/c art. 15, III, CF (condenação criminal transitada em julgado nos autos nº000122798.2011.4.05.8201.
A defesa do candidato ainda poderá recorrer da decisão.
Confira a sentença abaixo:
Clique aqui para ver o documento "A5CAEEA7-F0B2-4A36-AD6D-2937C695BDA1.pdf"
Por Patos Online
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
Mín. 23° Máx. 36°