
Nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2024, a Juíza Eleitoral Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral de Patos, indeferiu o pedido de registro de candidatura do empresário José Edmilson Rodrigues da Silva, mais conhecido como Brother Construtor, que concorria ao cargo de vereador pelo partido PSDB, integrante da Federação PSDB/CIDADANIA.
A decisão veio após uma impugnação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que alegou a inelegibilidade do candidato com base em condenações criminais que ele possui no art. 171,§3º do Código Penal. Segundo a impugnação, José Edmilson teria sido condenado por crimes contra a administração pública, o que o tornaria inelegível de acordo com o art. 1º, I, "e", da Lei Complementar nº 64/90.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou pelo acolhimento da impugnação para fins de reconhecer a inelegibilidade aduzida, através do promotor Diogo D’arolla Pedroza Galvão.
O candidato contestou a impugnação, afirmando que as condenações mencionadas não haviam transitado em julgado e apresentando certidões negativas criminais. No entanto, a sentença da juíza destacou que, após consulta ao sistema da Justiça Federal e ao Processo Judicial Eletrônico (PJE), foi confirmado que o candidato possui condenações em primeira e segunda instância, enquadrando-se na causa de inelegibilidade prevista pela legislação.
Com base nesses fatos, a juíza acolheu a impugnação e indeferiu o registro de candidatura de Brother Construtor. A situação do candidato ainda não havia sido atualizada no Sistema de Candidaturas DivulgaCandContas até às 19h40 desta quarta-feira (28), data da última atualização. No entanto, a decisão foi registrada, publicada, e as partes foram devidamente intimadas.
Na decisão a juíza destacou:
Verifica-se que não há dúvidas de que os delitos contra a ordem administração pública inserem-se nas previsões legais de inelegibilidade, pelo que se impõe o acolhimento da impugnação.
ISTO POSTO, Acolho a impugnação ofertada, pelo que INDEFIRO o pedido de registro de candidatura de JOSE EDMILSON RODRIGUES DA SILVA para concorrer ao cargo de Vereador pela Federação PSDB CIDADANIA - PSDB/ CIDADANIA, em face da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, e, 1, da LC nº 64/90 c/c art. 15, III, CF (condenação criminal transitada em julgado nos autos nº000122798.2011.4.05.8201.
A defesa do candidato ainda poderá recorrer da decisão.
Confira a sentença abaixo:
Clique aqui para ver o documento "A5CAEEA7-F0B2-4A36-AD6D-2937C695BDA1.pdf"
Por Patos Online
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Mín. 21° Máx. 35°