
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou o Agravo de Instrumento com pedido de liminar movido pelo ex-prefeito de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis, conhecido como Nego de Guri, que buscava suspender a decisão da Câmara de Vereadores que reprovou as contas de sua gestão referentes ao ano de 2014. A decisão foi proferida pelo desembargador Leandro dos Santos, que manteve a inelegibilidade do ex-gestor, afetando diretamente sua candidatura à prefeitura de Teixeira nas próximas eleições.
Na decisão, o desembargador destacou que a Câmara Municipal seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que também havia reprovado as contas do ex-prefeito. Além disso, o magistrado afirmou que Nego de Guri teve amplo direito de defesa durante o processo, inclusive com a presença de seu advogado realizando sustentação oral no julgamento no Legislativo municipal. Portanto, a alegação do ex-prefeito de que não teria sido intimado previamente para apresentar defesa escrita ou para comparecer ao julgamento não foi considerada válida.
"Constata-se da prova colacionada aos autos pelo Município de Teixeira que foram observadas as garantias do contraditório e ampla defesa, no processo administrativo que culminou com a rejeição das contas do Ex-gestor Municipal referentes ao exercício de 2014," afirmou o desembargador em sua decisão.
Além deste processo, Nego de Guri enfrenta diversas denúncias de corrupção. Ele foi citado três vezes pelo TCE-PB por contas irregulares e foi alvo da Operação Recidiva, deflagrada pela Polícia Federal, que investigou fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Entre os envolvidos na operação estavam sua esposa, seu filho, cinco vereadores e empresários.
Além disso, durante sua gestão, entre 2012 e 2020, diversos processos judiciais foram abertos, como o que investiga supostas compras superfaturadas durante a pandemia da Covid-19. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) após uma denúncia anônima, com destaque para o superfaturamento de medicamentos em mais de 500%.
Patos Online
Com informações do ClickPB
Violência Tentativa de homicídio é registrada durante festa pública em Teixeira
Tráfico de drogas Polícia Militar flagra plantação de maconha em residência monitorada e conduz dois suspeitos à delegacia em Teixeira
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão civil por pensão alimentícia em Teixeira
Adutora do Pajeú Últimos ajustes: Teixeira vive expectativa histórica com avanço da segurança hídrica e testes do sistema de bombeamento da adutora do Pajeú
Festa de Natal Teixeira-PB anuncia programação especial de Natal com dois dias de eventos culturais e religiosos
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão durante rondas no bairro Água Azul, em Teixeira
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Comemoração Murilo Galdino comemora reta final de obras da Adutora do Pajeú em Teixeira
Problemática Advogadas expõem problemática na Comarca de Teixeira com ausência de juiz titular e cobram solução urgente do TJPB: “Uma justiça tardia não é justiça” Mín. 23° Máx. 37°