
A mãe de um menino de três denunciou nesta quinta-feira (5) que o filho foi abusado pelo médico pediatra Fernando Cunha Lima, acusado de uma série de estupros de crianças. Segundo a defesa das vítimas, a mãe do menino foi ouvida nesta quinta-feira (5), na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude. A denúncia é a quarta no novo inquérito policial contra o médico.
De acordo com o advogado Bruno Girão, o novo inquérito policial já conta com a denúncia de quatro vítimas: duas crianças, com sete e três anos de idade, uma mulher que teria sido abusada quando tinha nove anos, em meados da década de noventa, e a quadrinista Thaís Gualberto, de trinta e oito anos, sobrinha da esposa do médico. Segundo ela, o abuso aconteceu quando ela tinha 7 anos de idade.
As vítimas que teriam sofrido abusos durante a infância e hoje são adultas constam no processo apenas como testemunhas, tendo em vista a prescrição do crime.
O médico pediatra investigado por estuprar crianças, em João Pessoa, atendia a maioria das vítimas desde bebês e tinha a confiança das famílias. Fernando Paredes Cunha Lima é um pediatra famoso na capital paraibana e tinha uma clínica particular no bairro de Tambauzinho.
Além da sobrinha da esposa de Fernando Cunha Lima, duas outras sobrinhas do médico pediatra também relataram ter sofrido abusos quando eram crianças. Porém, como o crime já prescreveu, elas vão atuar como testemunhas no processo.
Em uma série de depoimentos dados à Polícia Civil, as mães narram que os abusos aconteciam dentro do consultório, com as vítimas em cima de uma maca, quando o médico obstruía a visão delas ou fazia a ausculta do pulmão das crianças.
Em 26 de agosto de 2024, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abuso sexual infantil, mas negou a prisão preventiva do médico, solicitada pela polícia.
De acordo com a decisão do juiz José Guedes Cavalcanti Neto, a prisão preventiva de Fernando Cunha Lima não foi aprovada porque as suspeitas levantadas contra ele se caracterizam como "indício suficiente de autoria" e, por se tratarem de indícios, não contam como provas concretas e aniquilam a representação por prisão preventiva.
Um novo inquérito policial foi aberto para investigar novas denúncias de estupro de vulnerável supostamente cometidas pelo pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abuso sexual infantil. Segundo o delegado Cristiano Santana, da Polícia Civil, o novo inquérito foi instaurado e está sendo finalizado para que novas informações sejam divulgadas.
Fonte: g1 PB
Prisão Operação Parabellum: Polícia Civil prende foragido no Paraná em ação conjunta interestadual
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão civil por pensão alimentícia e apreende arma de fogo na zona rural de Cacimbas
Acidente Veículo oficial do Governo da Paraíba se envolve em acidente ao tentar desviar de animal solto na PB-228, em Quixaba
Acidente grave Colisão entre motocicletas deixa casal ferido na PB-275, entre Patos e São José de Espinharas
Operação Discovery PF prende homem em Guarabira/PB por abuso sexual infantojuvenil
Ato obsceno Estudante denuncia atos obscenos praticados por homem em via pública na Zona Sul de Patos
Ato heroico Policial militar lotado no 3º BPM de Patos salva criança de afogamento em lagoa no Rio Grande do Norte
Incêndio Incêndio atinge depósito de mercadinho e mobiliza Corpo de Bombeiros em Pombal
Balanço PRF na Paraíba recupera três veículos, prende foragido da Justiça e flagra condutor embriagado Mín. 23° Máx. 33°