Na manhã desta segunda-feira (09), a redação do Patosonline.com recebeu uma denúncia preocupante sobre a prática de queimada de lixo na Rua Elpídio Portela, localizada no bairro Monte Castelo, em Patos, próximo ao antigo campo de Totô. Segundo a denúncia, a prática é comum na área, onde o lixo é acumulado e depois incendiado, provocando sérios riscos ambientais e à saúde pública.
De acordo com o denunciante, a queimada de lixo é uma prática recorrente na região, o que tem gerado preocupação entre os moradores e provocado impactos negativos, como poluição do ar e riscos de incêndios descontrolados. É importante ressaltar que essa prática é considerada crime conforme a Lei de N° 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
A lei especifica que é proibido provocar queimadas, além de estabelecer penalidades para aqueles que desrespeitarem a norma. A prática de queimar lixo pode resultar em multas e outras sanções legais, além dos danos ao meio ambiente e à saúde pública.
O clima seco nessa época do ano acaba agravando ainda mais a situação e o Corpo de Bombeiros tem orientado para os riscos das queimadas. Veja as imagens abaixo enviadas pelo internauta:
Por Patos Online
Mín. 23° Máx. 36°