Em alusão ao Setembro Amarelo, o Setor de Psicologia da Maternidade de Patos, na Paraíba, realizou uma dinâmica especial com as mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). A atividade, chamada “Dinâmica do Balão”, teve como objetivo promover acolhimento e suporte emocional em um momento de grande vulnerabilidade.
Durante a dinâmica, o balão foi utilizado como um símbolo da vida, cheia de desafios e incertezas, onde muitas vezes não há respostas imediatas. A mensagem central da atividade foi que, apesar das adversidades, sempre há uma solução no tempo certo, e que os momentos difíceis podem ser encarados como oportunidades de crescimento pessoal e espiritual.
Além disso, temas como relacionamento interpessoal, empatia, resiliência e a importância do autocuidado foram abordados. A dinâmica também reforçou a importância da prevenção de transtornos mentais e do suicídio, com incentivo às mães para buscarem ajuda sempre que necessário.
Mín. 22° Máx. 37°