Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Locais ARTE

Arte de José Lima estará na Festa da Padroeira de Patos neste mês de setembro

Considerada um dos marcos da grandiosa arte de José Lima, com mais de 200 m² de pintura decorativa, a Catedral de Patos foi uma das seis igrejas que receberam a assinatura do artista

11/09/2024 às 22h50 Atualizada em 12/09/2024 às 01h59
Por: Marcos Oliveira Fonte: Damiao Lucena
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia de Patos, a maior celebração religiosa do sertão da Paraíba, realizada entre 14 a 24 de setembro e, neste ano, iluminada pelo tema "Maria, virgem jovem, peregrina conosco em oração", terá como uma das novidades uma mostra da arte de José Lima, o autor da pintura decorativa da Catedral que foi realizada entre os anos de 1949 a 1951.

Com destaque para a principal temática do artista plástico, os elementos e a arte sacra dos interiores e particulares de diversas igrejas retratadas, entre as obras expostas estará um quadro especial que, em meios às comemorações, terá a sua valia destinada às obras da Paróquia. Executada em 1954 e retratando o Santo Papa Pio X, a tela foi um presente de José Lima para o Monsenhor Afonso Medeiros Chaves, religioso que muito atuou no Estado de Sergipe. Colocada em disponibilidade, a tela foi adquirida pelo sobrinho responsável pelo acervo documental e site oficial do artista plástico, José Pedro de Brito Filho, para compor a exposição e ser leiloada durante a festa. Parte da história do autor, do presenteado, de Sergipe e, agora, de Patos na Paraíba, o arrematante estará adquirindo muito mais que uma obra de arte.

Considerada um dos marcos da grandiosa arte de José Lima, com mais de 200 m² de pintura decorativa, a Catedral de Patos foi uma das seis igrejas que receberam a assinatura do artista. Durante os 10 dias da festa, devotos e devotas celebrarão aquela que é três vezes padroeira: padroeira da Catedral de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Diocese de Patos e padroeira da cidade de Patos, e também poderão conhecer outras obras do autor do maior monumento sacro do sertão paraibano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Damião Lucena 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras