
Nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, mais duas candidatas do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Silene de Goia e Ionara Protetora Animal, desistiram de suas postulações a uma vaga na Câmara Municipal de Patos ao fazerem pedido junto à Justiça Eleitoral no Cartório da 28ª Zona Eleitoral.
Com estas duas saídas do páreo, já são 4 o número de desistências só de mulheres, o que agrava a situação do partido que inicialmente tinha formulado o pedido de registro de 17 candidaturas.
Das seis candidaturas de mulheres registradas inicialmente, Dúnia Lima, Fabíola Farias, Kirla Excursão, Prof. Tia Patrícia, Sileni de Goia e Yonara Protetora Animal, as últimas quatro apresentaram desistência.
A primeira desistência foi da professora Maria Patricia Gonçalves de Sousa Santos, Tia Patrícia, que saiu do páreo para ser vice-prefeita na chapa de Ramonilson Alves. Ela foi substituída por Eliane Maria Pereira Leite.
A segunda mulher a sair da disputa foi Kirla Excursão, tendo o partido não conseguido substituí-la.
O candidato Ubirajara Santos Braga teve sua candidatura indeferida por inelegibilidade.
Com a saída de mais três mulheres, agora o partido tem 13 postulantes e precisará substitui-las até o próximo dia 16, caso contrário, terá que tirar homens da chapa proporcional para atender o limite mínimo do número de mulheres (30%).
Hoje o partido conta apenas com três mulheres na disputa, número insuficiente para quantidade de homens concorrentes (10).
Veja a situação de cada um dos postulantes:
BERTRAND FREIRE MEDEIROS – BERTRAND FREIRE MEDEIROS – MDB
Concorrendo
DIOGO MEDEIROS – DIOGO ARIANO MEDEIROS DE ARAÚJO – MDB
Concorrendo
DÚNIA LIMA – ALEXANDRINA FIGUEREDO FERREIRA LIMA – MDB
Concorrendo
ELIANE – ELIANE MARIA PEREIRA LEITE – MDB
Concorrendo
FABÍOLA FARIAS – FABÍOLA DOS SANTOS FARIAS – MDB
Concorrendo
JAMERSON FERREIRA – JAMERSON FERREIRA DE ALMEIDA MONTEIRO – MDB
Concorrendo
JOSMA OLIVEIRA – JOSMA OLIVEIRA DA NOBREGA – MDB
Concorrendo
KIRLA EXCURSÃO – JOANA DARK ROMANO DE LUCENA GUEDES – MDB
Inapto
LEUDO MELQUIADES – JOSE LEUDO MELQUIADES DE MEDEIROS – MDB
Concorrendo
MARCOS DO CHILE – ANTONIO MARCOS TAVARES MEIRA – MDB
Concorrendo
MISAEL NOBREGA – MISAEL NÓBREGA DE SOUSA – MDB
Concorrendo
PAULINO LIMA – JOSÉ LUIS PAULINO DE LIMA – MDB
Concorrendo
PROF TIA PATRÍCIA – MARIA PATRICIA GONÇALVES DE SOUSA SANTOS – MDB
Inapto
RAIMUNDÃO DA VAN – RAIMUNDO FERNANDES DE ALMEIDA – MDB
Concorrendo
SARGENTO PATRIAN – JOÃO CARLOS PATRIAN JÚNIOR – MDB
Concorrendo
SILENI DE GOIA – SILENI DA SILVA NÓBREGA – MDB
Inapto
UBIRAJARA – UBIRAJARA SANTOS BRAGA – MDB
Inapto
YONARA PROTETORA ANIMAL – YONARA FERNANDES BELMONT – MDB
Inapto
Fonte - Portal 40 Graus
HOMENAGEM ÀS MÃES Prefeitura de São José do Bonfim encerra programação do “Café das Mães” com homenagens nas comunidades
18 DE MAIO “Nenhuma criança pode crescer com medo”: Francisca Motta destaca ações de proteção à infância
NOVA INDICAÇÃO Após rejeição no Senado, Lula sinaliza a aliados nova indicação de Messias ao STF
FESTIVAL DO FRIO Prefeitura de Matureia anuncia novas atrações para edição 2026 do Festival do Frio
JUSTIÇA ELEITORAL Campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro intensificam disputa no TSE; ações por propaganda antecipada disparam em 2026
Opoinião Presidente da OAB-PB defende indicação de mulher negra para vaga no STF
CONGRESSO NACIONAL Hugo Motta diz que pedido de CPI do Banco Master seguirá “tratamento regimental”
AÇÃO SOLIDÁRIA Prefeito Heitor Campos entrega cadeira de rodas para moradora de Cacimba de Areia
CORRIDA PRESIDENCIAL Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados com 45% no segundo turno, em pesquisa do Datafolha Mín. 20° Máx. 33°