O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou 16 recursos e manteve o indeferimento das candidaturas de diversos candidatos a vereador em municípios do estado. A decisão foi tomada durante a sessão desta sexta-feira (13), reforçando a postura rigorosa da Corte em relação a questões legais e eleitorais.
Entre os casos mais relevantes está o da candidata Sargento Alba, de Puxinanã, que teve sua candidatura indeferida após recurso. Ela foi condenada por tortura, decisão proferida por órgão colegiado, o que a torna inelegível até abril de 2026. O recurso foi relatado pelo juiz Fábio Leandro.
Outro destaque foi a análise de 11 candidatos em Queimadas, todos pertencentes à Federação Brasil da Esperança (que agrupa PT, PV e PCdoB). Os recursos foram relatados pela juíza Maria Cristina Santiago, e, apesar de analisados individualmente, foram votados em bloco. O TRE-PB manteve o indeferimento das candidaturas devido a problemas na prestação de contas do PT junto à Justiça Eleitoral.
Confira a lista de candidatos com recursos negados pelo TRE-PB:
Campina Grande:
Itabaiana:
João Pessoa:
Picuí:
Puxinanã:
Queimadas:
São José de Piranhas:
Além disso, o TRE-PB também aceitou recursos de alguns candidatos. Veja a lista dos que obtiveram parecer favorável:
Boa Vista:
Cruz do Espírito Santo:
Maturéia:
Pocinhos:
Santo André:
A decisão do TRE-PB reforça a importância do cumprimento das obrigações legais e fiscais para a manutenção da elegibilidade nas eleições municipais.
Patosonline.com
Com base em informações publicadas pelo ClickPB
Mín. 24° Máx. 32°