
O governador João Azevêdo sancionou a Lei nº 13.380/2024, que inclui crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos), como prioridade na elaboração do Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e políticas públicas afirmativas no Estado da Paraíba.
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), é um marco na proteção dos direitos das crianças e um avanço importante para o futuro de milhares de famílias paraibanas.
A sanção desta lei atende a uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vêm alertando os governos para a necessidade de priorizar a primeira infância nas políticas públicas. A medida reflete um compromisso dos poderes públicos em alinhar-se às práticas internacionais de proteção infantil.
A deputada Francisca Motta, autora do projeto, utilizou a tribuna da Casa de Epitácio hoje (17), destacando o impacto da medida para o futuro do estado. "A aprovação dessa lei é um passo decisivo para garantir que as crianças da Paraíba tenham acesso às condições necessárias para um desenvolvimento integral e saudável. Não se trata apenas de uma obrigação legal, mas de um compromisso moral com as gerações futuras ", afirmou a parlamentar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2022), existem mais de 373 mil crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, na Paraíba. A sanção dessa lei coloca essa parcela significativa da população no centro das discussões orçamentárias, com a perspectiva de maior investimento em áreas como educação, saúde, desenvolvimento social e segurança alimentar.
A nova lei também ressalta que a prioridade às crianças da primeira infância deverá ser renovada anualmente, com a inclusão das recomendações nos processos de elaboração das principais leis orçamentárias do estado. Com isso, a expectativa é que o Governo da Paraíba reforce, ano após ano, o compromisso com a implementação de políticas públicas afirmativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.
Assessoria
Eleições 2026 Efraim desmente possível volta à base de João Azevêdo e afirma que chegará ao segundo turno em 2026
Eleições 2026 23 prefeitos: Nabor recebe maior movimento de adesão regional da pré-campanha 2026
Luto na política Morre, aos 64 anos, a vereadora de São José de Espinharas, Francisca Bezerra de Sousa (Tica de Zé Calixto)
Eleições 2026 Eryvelton Lima analisa cenário político da Paraíba e prevê mudanças e surpresas nas eleições de 2026
Gastos MPPB instaura inquérito para apurar gastos com festas em Santana dos Garrotes
Em nota Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, manifesta solidariedade a Campina Grande após tragédia do rompimento de reservatório da Cagepa
Agricultores Durante sessão ordinária desta semana, a vereadora Fátima Bocão cobra atendimento de requerimentos e ações da Secretaria de Agricultura de Patos
Dia do Radialista Vereador Júnior Contigo homenageia os profissionais do rádio no Dia do Radialista
Doação Câmara do TCE decide pela ilegalidade da doação do Terminal Rodoviário de Piancó para construção de faculdade particular Mín. 22° Máx. 37°