
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou a mais recente atualização do Índice de Transparência Pública, que classifica as prefeituras do estado de acordo com a pontuação obtida em diversos critérios relacionados à transparência na gestão pública. Na avaliação, o município de Patos aparece ocupando a segunda posição, atrás apenas da capital João Pessoa.
Mais de 150 municípios paraibanos alcançaram a pontuação máxima de 630 pontos no ranking denominado "Turmalina", que utiliza tecnologia avançada para fiscalizar e analisar os portais de transparência de todas as prefeituras da Paraíba. Esse sistema de avaliação foi desenvolvido pelo TCE-PB em parceria com o Laboratório de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O índice de transparência é composto por uma série de critérios que avaliam a qualidade e a facilidade de acesso às informações nos portais das prefeituras. A avaliação abrange dez categorias principais, que somam um total de 630 pontos possíveis, incluindo:
Essas categorias são divididas em subcategorias que verificam a publicação de informações exigidas por lei, como dados sobre gastos públicos, licitações, contratos, receitas e despesas.
O município de Patos, localizado no Sertão paraibano, obteve 630 pontos, garantindo o segundo lugar no ranking geral. Apenas João Pessoa ficou à frente, com uma estrutura ainda mais consolidada de transparência. O bom desempenho de Patos reflete o compromisso da gestão municipal com a transparência pública e a acessibilidade de informações aos cidadãos.
O diferencial desse sistema de avaliação está na utilização da robô "Turmalina", que foi desenvolvida com tecnologia de ponta para verificar, diariamente, a conformidade dos 223 portais de transparência municipais. A robô é capaz de analisar todos os portais em um período de 24 a 48 horas e emitir relatórios detalhados, garantindo que as prefeituras sejam fiscalizadas de forma contínua e precisa.
O objetivo final do índice e do uso da robô Turmalina é incentivar as prefeituras paraibanas a adotarem as melhores práticas de transparência e fornecerem ao público as informações necessárias para o controle social da gestão pública.
Essa classificação serve de referência para a melhoria contínua dos portais, oferecendo dados acessíveis sobre o desempenho de cada prefeitura e fortalecendo a governança e a confiança nas administrações municipais da Paraíba.
Por Patos Online
OBRAS E INVESTIMENTO Governador João Azevêdo cumpre agenda de inaugurações em Patos na próxima quinta-feira (26)
Quem será o vice? Adriano Galdino e Pollyanna Werton são os nomes mais cotados para a vice de Lucas Ribeiro
Prisão Domiciliar Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro após internação por pneumonia
Repercussão Pedro Cunha Lima diz que filiação de Jhony Bezerra ao PSD não apaga divergências com o grupo Cunha Lima
Evolução Bolsonaro tem alta da UTI e é transferido para o quarto
Renúncia Cláudio Castro renuncia ao Governo do Rio às vésperas de julgamento no TSE
JUSTIÇA ELEITORAL Justiça Eleitoral julga improcedente ação que pedia cassação de vereadores da base governista em Teixeira-PB
Fibromialgia Câmara de Patos aprova projeto de autoria da vereadora Nega Fofa que cria o Programa “Flor de Mandacaru” de apoio à fibromialgia
Prisão Domiciliar PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Bolsonaro Mín. 24° Máx. 35°