
A ancestralidade indígena presente no Sertão paraibano é viva, resultando em saberes que são compartilhados no decorrer do tempo. Para discutir essas práticas culturais e as memórias de convívio com a terra, acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, nas cidades de Patos e São Mamede, o I Seminário Saberes Indígenas da Caatinga Paraibana.
O evento vai estabelecer diálogo direto com mestres e pesquisadores da cultura indígena do litoral paraibano e dos estados vizinhos, como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, com o enfoque na valorização da Caatinga na visão dos povos originários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, por meio de um formulário.
No dia 30 de setembro, a programação é aberta ao público e acontecerá na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Patos. Já no dia 1º, o evento será exclusivo para os moradores de São Mamede. As inscrições para o dia 30 podem ser feitas online.
Apesar do enfoque presencial das atividades do evento, posteriormente estaremos realizando a difusão das rodas de conversa realizadas em formatos acessíveis em áudio, por meio de um podcast, e visual, por meio de uma coletânea de textos e fotos.
Realização : O evento é realizado pela Alfazema Braba, Coletivo de Produção Cultural Indígena PB/PE, por meio dos articuladores indígenas da cidade de Patos/PB, com apoio do Programa de Ações para a Sustentabilidade Sócio Ambiental (PASS) e do Grupo de Estudos em Educação, Ciências da vida e Pensamento Complexo (ARBOR) da Universidade Federal de Campina Grande.
Programação : No dia 30 de setembro contaremos com uma programação aberta ao público externo, a ser realizada no auditório Paulo Facin da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos/PB. Abaixo, apresentamos uma programação preliminar das atividades do evento neste dia.
Quem não puder estar conosco presencialmente durante o evento terá acesso à parte do material construído ao longo desses três dias em formato de áudio e texto. Iremos adaptar algumas das rodas de conversa para lançamento posterior em forma de podcast e coletânea de textos!
Já no dia 01 de outubro o Seminário Saberes Indígenas da Caatinga Paraibana será realizado na cidade de São Mamede, com programação restrita à comunidade local e população da cidade.
SEGUNDA - 30/09
9:00 | Abertura Institucional do evento
9:30 - 11:30 | Roda de conversa 1
Saberes indígenas no Nordeste: Reflexões com a caatinga paraibana.
com Guiga Potiguara e Yuri Kariri.
11:30 - 13:30 | Pausa para o almoço
14:00 - 15:30 | Roda de conversa 2
Patrimônios, saberes e narrativas originárias nos sertões.
com Lucia Paiacu Tabajara, Estevão Palitot, Ane Xukuru e Bismark Karuá Tapuia-Tarairiú
15:30 - Lanche Coletivo
16:00 - 17:30 | Roda de conversa 3
Natureza, vivência e espiritualidade na Caatinga
com Taci Akripe, Raimundo Isú-Kariri, Pexe Kariri e Takamara Kariri Tapuia-Tarairiú
17:30 - 18:00 - Ritualística de Encerramento.
Avaliação Pesquisa aponta Pet Shop AUMIAU como o melhor de Patos, segundo levantamento do Instituto DataDucks
Balanço Hospital Regional de Patos atende 279 pessoas e realiza 12 cirurgias no fim de semana
Expediente Comércio de Patos estará de portas fechadas no dia 25 de dezembro
Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos Mín. 23° Máx. 34°