
A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal. Ela é alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça Eleitoral no âmbito de uma investigação contra o aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas eleições municipais. Lauremília é esposa de Cícero Lucena, atual prefeito de João Pessoa que tenta reeleição.
A ação é a 3ª fase parte da Operação Território Livre, da Polícia Federal, com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). Outros mandados de busca, em outros alvos, também estão sendo cumpridos.
Nesta fase da Território Livre, foram presas:
Maria Lauremília Assis de Lucena, primeira-dama de João Pessoa;
Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, secretária de Lauremília.
Os advogados de Lauremília preferiram não comentar o caso com as equipes da TV Cabo Branco até a última atualização desta matéria.
Cícero Lucena, marido de Lauremília e atual prefeito de João Pessoa, publicou uma nota em suas redes sociais na manhã deste sábado (28), afirmando que enxerga a operação como um ataque arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição.
"Lauremília tem uma vida limpa, é uma benfeitora na cidade e do Estado. Ela provará sua inocência, sendo mais uma vítima de injustiça, assim como Cícero também foi", disse a nota.
O nome de Lauremília já tinha sido citado em documentos da Polícia Federal. Em transcrições da PF, atribuídas a outras pessoas investigadas, ela era apontada como alguém que decidiria sobre a indicação de cargos na prefeitura de João Pessoa.
Os cargos, conforme as investigações, eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que mantêm o controle sobre comunidades da cidade. Em troca essas pessoas ofereceriam facilidades de acesso às comunidades.
A filha de Lauremília, Janine Lucena, também já tinha sido alvo de busca na Operação Mandare.
O atual prefeito de João Pessoa e marido de Lauremília Lucena, Cícero Lucena, tenta a reeleição no pleito de 2024.
Recentemente, ele refutou alegações sobre envolvimento de sua gestão com grupos criminosos.
Fonte: g1 PB
VIOLÊNCIA FAMILIAR Mulher é morta a golpes de enxada e filho é preso suspeito do crime na Grande João Pessoa
AGRESSÃO Padrasto e enteado são conduzidos à delegacia após agressão física com pedaço de madeira em Desterro
TRAGÉDIA Vítimas de grave acidente na BR-230, envolvendo van de Itaporanga e caminhonete, são identificadas; seis já receberam alta, e duas crianças seguem na UTI
Prisão Homem é localizado e preso com materiais diversos nas proximidades do Presídio Romero Nóbrega, em Patos
FRAUDE NO INSS Idosa é investigada por usar identidade falsa para receber benefício do INSS por mais de dez anos em Campina Grande
TRAGÉDIA NA BR-230 Van de Itaporanga envolvida em acidente com seis mortos na BR-230 transportava pacientes para tratamento contra o câncer
LESÃO CORPORAL Polícia Militar conduz mulher à delegacia após agressão que deixou vítima com lesões no rosto, em Patos
AMEAÇA Polícia Militar conduz à delegacia homem suspeito de agredir mulher e ameaçá-la com a ação de uma facção criminosa em Santa Luzia
VIOLÊNCIA Homem é conduzido pela PM suspeito de jogar gasolina em três mulheres e tentar provocar incêndio em Desterro-PB Mín. 24° Máx. 37°